Banda Sinfônica Municipal de Bauru

A Banda Sinfônica Municipal de Bauru foi fundada pela Lei nº 4.861, em 2 de julho de 2002. A Banda Sinfônica é gerenciada e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e mantida pela Prefeitura Municipal de Bauru.

Banda Sinfônica Municipal de Bauru

Banda Sinfônica Municipal de Bauru

Músicos

Formada por jovens estudantes entre 11 e 25 anos, a Banda Sinfônica tem como objetivos promover o estudo técnico musical e agregar valores fundamentais na formação dos integrantes, estimulando o trabalho em grupo, cooperação, integração, autoafirmação, disciplina e respeito entre os seus componentes.

Apresentação no Teatro Municipal

Apresentação no Teatro Municipal

Temas eruditos e populares são mesclados no repertório musical com o intuito de despertar a sensibilidade musical do aluno aprendiz. Além disso, o estudo teórico e prático dos instrumentos tem a finalidade de qualificação da execução dos temas apresentados.

Ensaio no Automóvel Clube de Bauru

Ensaio no Automóvel Clube de Bauru

Os músicos são divididos em “naipes” - grupos de instrumentos musicais da mesma família – para aprimoramento técnico. Os ensaios são separados em naipes de percussão, metais e madeira.

O naipe de percussão inclui instrumentos de tambor, tímpanos, bombo, xilofone, triângulo e pratos, entre outros. Na família dos metais temos trompetes, trombones e trompas. O naipe de madeiras é formado por flautas, oboés, clarinetes e saxofones.

Jovens estudantes participam da Banda Sinfônica

Jovens estudantes participam da Banda Sinfônica

Como incentivo à prática e estudo musical, são disponibilizadas cinquenta bolsas de estudo para a Banda Sinfônica Municipal de Bauru, com variação de valores entre monitores e alunos. O projeto musical é de dedicação diária e é custeado pela Prefeitura Municipal de Bauru.

O requisito obrigatório para ser integrante da Banda Sinfônica é estar matriculado no ensino regular da rede municipal, estadual ou particular. Os inscritos passam por um processo seletivo musical depois de frequentarem aulas gratuitas de teoria e prática musical.

Regente Devanildo Balmant

Regente Devanildo Balmant

A Banda Sinfônica de Bauru está sob a regência de Devanildo Balmant. Ele assumiu o cargo em agosto de 2018, mas participa da Banda Sinfônica desde 2002. Já foi líder de Naipe de Metais e professor e regente de várias orquestras, em escolas e igrejas.

Devanildo Balmant tem a sua formação em Educação Musical, pela Universidade Sagrado Coração- USC e em Trompete Erudito pelo Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí. Ele também já participou de vários cursos de capacitação como Curso de Regência Orquestral, pelo conservatório de Tatuí, e de Trompete Popular e Erudito.

Endereço

Estação Ferroviária
Rua Primeiro de Agosto, quadra 1, s/n – Centro
CEP 17010-011 | Bauru - SP
Telefone: 3212-1058

Horário: 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h
Ensaios da Banda: quinta-feira, às 14h30.


« Voltar