16/09/2016 | Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Esportes e Lazer, Meio Ambiente, Obras

Parque Vitória Régia ganha Monumento pela passagem da Tocha Olímpica em Bauru

Entregue nesta sexta-feira, 16/09, o monumento em homenagem aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos “Piro Agogo”.

O monumento está localizado no Parque Vitória Régia, na alça de acesso da Avenida Nações Unidas para a marginal da via.

O monumento foi entregue com a visita dos secretários Elson Reis (Cultura), Sidnei Rodrigues (Obras) e Maurício Nascimento (Semel) juntamente com o autor do projeto, o aluno de Artes da Unesp Bauru Rafael Antônio Barci Leite, Luiz Pires, que responde pela Secretaria do Meio Ambiente, Norival Agnelli, que ascendeu a Pira Olímpica na cidade, além dos técnicos das secretarias.

A obra monumento foi adquirida com os recursos do Edital Prêmio Arte Monumento Brasil2016 e teve a parceria da Prefeitura Municipal e apoio da Unesp. Cerca de 70 cidades por onde passou a Tocha olímpica foram beneficiadas com a construção de um monumento para celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.



Sobre o monumento:

O nome do projeto “Piro Agogo” é baseado em dois termos de origem grega, numa tradução simplista “Piro” significa fogo e “Agogo” o que conduz, dando origem a expressão “o fogo que conduz”, fazendo alusão a chama Olímpica que fica acessa durante os Jogos Olímpicas e Paraolímpicos no Brasil.

Elaborado para ser um monumento tridimensional, em que as partes formam, de maneira idealizada, uma chama, como se fosse um fogo saindo do âmago da terra. Sendo de fácil leitura e entendimento, agradando os olhos de um vasto público.

O material moldado foi o concreto armado revestido por uma textura, proporcionando um acabamento refinado.

Composta por sete placas no formato de chamas, onde cada uma é simbolicamente destinada a representar os Valores Olímpicos (amizade, respeito e excelência) e Paraolímpicos (igualdade, inspiração, determinação e coragem), formando uma composição final que traz características de chama ou tocha. Vista por cima, a base do monumento tem a forma de uma ampulheta, trazendo à tona a questão do tempo, algo que esta inserido na maioria das competições olímpicas.

Parque Vitória Régia ganha Monumento pela passagem da Tocha Olímpica em Bauru Parque Vitória Régia ganha Monumento pela passagem da Tocha Olímpica em Bauru Parque Vitória Régia ganha Monumento pela passagem da Tocha Olímpica em Bauru Parque Vitória Régia ganha Monumento pela passagem da Tocha Olímpica em Bauru