28/04/2017 | Meio Ambiente

Rodamundo realiza evento de Dança Circular neste domingo no Jardim Botânico

O Coletivo Rodamundo realiza neste domingo, 30, das 10h às 11h30, na Praça dos Bambus do Jardim Botânico, a roda aberta de Danças Circulares.

A atividade acontece uma vez por mês e tem como proposta a celebração da vida. Aberto ao público, o evento possibilita o compartilhamento de sensações e sentimentos da dança, através da movimentação em sincronia com pessoas até então desconhecidas.

O coletivo Rodamundo nasceu há cerca de três anos, com pessoas que se encantaram com a dança circular e resolveram se reunir semanalmente para praticar e compartilhar a dança. As coreografias são aprendidas em cursos, encontros, oficinas de danças circulares, ou são criadas pelas focalizadoras do grupo.

Além das reuniões semanais, o Rodamundo já construiu ricas parcerias e dançou com diferentes públicos e em diversos contextos, como em eventos de cultura de paz, grupos de terceira idade, universitários, educadores e mães com seus bebês.

O movimento das danças circulares acontece no Brasil e no mundo, possibilitando o resgate, a disseminação de tradições e culturas milenares. A proposta é que todos se unam e se movimentem em harmonia e sincronia, orientados por uma pessoa que atua como focalizadora.

No círculo, que não tem começo nem fim, todos podem olhar um para o outro e se comunicar sem necessidade de palavras. Embalados por músicas tradicionais ou contemporâneas, os movimentos são simples e repetitivos, o que proporciona uma meditação ativa e permite que todos possam dançar, sem necessidade de experiência prévia e sem condição física específica.

Rodamundo realiza evento de Dança Circular neste domingo no Jardim BotânicoRodamundo realiza evento de Dança Circular neste domingo no Jardim Botânico