23/06/2018 | Bem-Estar Social, Meio Ambiente, Gabinete

Bauru sedia Encontro e reúne catadores de materiais recicláveis da região

Bauru sediou neste sábado, 23, o 52º Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis do Comitê Oeste Paulista, realizado pela Coopeco, Cooperbau, A.R.C.O.P. e Cootramat, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente.

O Encontro também contou com apoio da Universidade do Sagrado Coração (USC), Agência 60%, Comdema e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Durante todo o dia foram realizadas palestras e mesas redondas que debateram temas relacionados às cooperativas e aos catadores. Na abertura do evento o prefeito Clodoaldo Gazzetta ressaltou o apoio à categoria, comentando que o encontro é importante para definir políticas conjuntas de melhoria da coleta seletiva na região e, principalmente, apoiar à geração de renda.

Gazzetta reforçou que a partir da próxima semana será estabelecido um cronograma de conjunto de ações que beneficiarão o trabalho dessas pessoas, impactando diretamente na melhoria do processo de separação de materiais reciclados da cidade. “Vamos trabalhar na construção de novos galpões para abrigar as três cooperativas de Bauru e uma central de reciclagem que atenda a necessidade da cidade e dos catadores”, explicou.

Ainda pela manhã, o secretário do Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues, ministrou palestra que abordou os principais desafios da reciclagem, enfatizando o cenário do tema em Bauru.

O Encontro, realizado na Universidade do Sagrado Coração (USC), contou com a participação da chefe de gabinete, Majô Jandreice, do presidente da Emdurb, Elizeu Eclair, do secretário do Bem Estar Social, José Carlos Fernandes, do professor e presidente do Conselho Municipal do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comdema), Dorival José Coral, dos vereadores Fábio Manfrinato, Coronel Meira e Sandro Bussola, além de servidores da Semma.

Estiveram presentes representantes e catadores de materiais recicláveis de São Paulo, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Rancharia, Assis, Ourinhos, Cândido Mota, Lençóis Paulista, Lins, Pederneiras, Mineiros do Tietê, São Carlos, e outros municípios da região.

Bauru sedia Encontro e reúne catadores de materiais recicláveis da regiãoBauru sedia Encontro e reúne catadores de materiais recicláveis da regiãoBauru sedia Encontro e reúne catadores de materiais recicláveis da região