15/05/2019 | Cultura

Bauru participa da Semana Nacional dos Museus

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus e, em vários locais do mundo, são realizados eventos e ações para despertar e valorizar o patrimônio material presente nesses locais. Em Bauru, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e do Museu Ferroviário Regional promove atividades na 17ª Semana Nacional dos Museus, que integram também a 21ª Semana Municipal de Museus.

A Semana traz como proposta discussões construtivas em torno da preservação dos Patrimônios Históricos e Culturais Bauruenses. As atividades irão ocorrer na próxima sexta-feira (17) e próximo sábado (18), organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru.

A semana é importante, pois desperta a preocupação com a preservação desses locais e incentiva a aproximação da população com o patrimônio. Segundo Fabiana Ferreira Rocha, historiadora e servidora do Museu Ferroviário, a proposta desse ano é conversar sobre o tema conservação de patrimônio e problematizar o assunto.

Já para o Secretário de Cultura, Rick Ferreira, “mais que promover um debate em torno da preservação dos Patrimônios Históricos e Culturais de Bauru, iremos discutir a importância da educação patrimonial e como podemos promover ações de conscientização dos nossos bens históricos”.


Bauru: Museus

Em Bauru, quatro museus preservam um pouco da história da cidade. O Museu Ferroviário Regional preserva um acervo variado, com peças de maquinário ferroviário, mobiliário, indumentária, pintura, fotografia, material etnográfico, documentos textuais e exemplares relacionados à atividade ferroviária. O acervo abrange o recorte histórico do século XX à contemporaneidade.

O Museu Histórico Municipal possui um acervo de jornais que traçam a trajetória da criação do município e um acervo tridimensional conta com aproximadamente 5 mil objetos. Atualmente ele se encontra fechado para o processo de higienização, digitalização e conservação do acervo.

A Pinacoteca Municipal, localizada na Casa Ponce Paz, tem como missão difundir as Artes Visuais e suas vertentes. Tem ainda o Museu da Imagem e do Som, que reúne fotos, discos, gravações, filmagens, aparelhos e equipamentos, que fazem parte da história midiática.


Semana Nacional dos Museus

A Semana Nacional dos Museus é organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus- Ibram, e ocorre entre os dias 13 a 19 de maio, em diversos locais do país, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio.

O tema proposto para 2019 é “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, que discute a função social dos museus como local de preservação de práticas culturais. Em Bauru, o tema vai ser discutido convergindo para a preservação dos Patrimônios Históricos e Culturais Bauruenses.

Na sexta-feira haverá o seminário "Paisagem, Tradições e Ferrovia: Conceitos e olhares sobre o Patrimônio" que será conduzido com a participação de estudiosos da área e funcionários do Museu. o evento terá início às 9h, no Auditório do Museu Ferroviário Regional de Bauru. A discussão será sobre a área de preservação de acervos museológicos, memória oral, história e preservação de patrimônios históricos e culturais. Após o seminário, haverá espaço para debates e perguntas.

O Seminário conta com a abertura e mediação da Museóloga Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa e a participação da Profª Kelly Magalhães, da Faac/Unesp; do escritor Luís Paulo Domingues, que é autor do livro “Sonâmbulos Dotados de Visão: a Bauru antes de ser Bauru”; da museóloga Dra. Susana Costa; do Diretor da Divisão Técnica do Museu Ferroviário, Alex Sanches; e da historiadora Fabiana Ferreira Rocha.

No sábado (18), será realizado o “Caminhando Pela História”, uma visita monitorada pelos principais Patrimônios Históricos e Culturais da região central de Bauru. O itinerário começa na Praça Rui Barbosa e passa pelo Automóvel Clube, Pinacoteca Municipal, Casa Lusitana, Calçadão da Batista de Carvalho, Estação Ferroviária, Praça Machado de Mello, e termina na “Praça Kaingang” do Museu Ferroviário Regional de Bauru.

Toda programação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela link:
encurtador.com.br/oszRT.


Confira a programação completa:

Sexta-feira, 17/5
1º Seminário de Conceitos e Olhares sobre o Patrimônio: Paisagens, Tradições e Ferrovia
Local: Auditório do Museu Ferroviário Regional de Bauru
Rua Primeiro de Agosto 1-36

9h - Abertura – Mediação da Museóloga Esp. Luiza Cristina Mendes da Silva Barbosa
9h20 – Fala do Diretor da Divisão Técnica Alex Sanches
9h40 - Profa. Dra. Kelly Magalhães –O território ferroviário, sua paisagem e tradições (FAAC / UNESP)
10h - Historiadora Esp. Fabiana Ferreira Rocha – Patrimônios Possíveis: Estudos de caso na preservação de patrimônios imóveis
10h20 Luís Paulo Domingues, autor do livro “Sonâmbulos Dotados de Visão: a Bauru antes de ser Bauru”
10h40 Museóloga Dra. Susana Costa – Política de Acervos em Instituições Museológicas
11h Abertura para debates e perguntas

Sábado, 18/5
“Caminhando pela História”
Caminhada monitorada pelos principais Patrimônios Históricos e
Culturais da região central de Bauru
Horário: 8h30min
Local de saída: Coreto da Praça Rui Barbosa - Centro

Bauru participa da Semana Nacional dos Museus