24/05/2019 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Conheça o Museu Ferroviário Regional de Bauru

Se você gosta de ferrovias ou se interessa pela história do Brasil, provavelmente já ouviu falar do Museu Ferroviário Regional de Bauru!

Fundado em 26 de agosto de 1989 no antigo prédio administrativo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, o Museu Ferroviário de Bauru é conhecido nacionalmente por abrigar um extenso acervo com peças de maquinário ferroviário, pinturas, mobílias, fotografias e documentos textuais que remontam a história das ferrovias de Bauru.

De acordo com a museologa da Secretaria Municipal de Cultura, Luíza Barbosa, um dos principais objetivos do local é preservar, conservar e difundir as trajetórias das empresas ferroviárias que se instalaram na cidade: “a Noroeste do Brasil é sem dúvida a de maior destaque mas por aqui também passaram a Companhia Paulista (CP) e Estrada de Ferro Sorocabana (EFS)”, explica. O local escolhido para abrigar os acervos, inclusive, é o mesmo onde as ferrovias funcionavam durante o século XX.

Vinculado ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, o Museu Ferroviário recebe anualmente cerca de 17 mil pessoas e conta com uma programação cultural voltada para oficinas, shows e monitorias educativas para escolas municipais e particulares.

“A grande procura dos pesquisadores e turistas é pela Maria Fumaça e pelos documentos históricos e de valor técnico”, pontua Luíza.
Além da exposição do trem, o Museu conta com salas expositivas organizadas de acordo com as temáticas das ferrovias, como a sala do Diretor, a sala lúdica com maquetes e a sala de uniformes dos trabalhadores da época.

Na área externa, a Praça “Kaingang” chama a atenção do público com suas exposições lúdicas, jardins e painéis informativos.
Há também as composições ferroviárias que são expostas na entrada do Museu. Por meio do projeto “Ferrovia Para Todos”, realizado em 2001, o local foi contemplado com uma locomotiva a vapor de 1919 e com três carros construídos entre 1932 e 1951 e reformados para a interação com o público.

Ficou com vontade de conhecer o local? Então fique atento para o seu horário de funcionamento! O Museu Ferroviário Regional de Bauru está localizado na rua Primeiro de Agosto, quadra 1. O ambiente está aberto de terça à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Aos sábados, o lugar pode ser visitado das 8h30 às 13h30.

Para mais informações ou agendamento de visita basta entrar em contato com o Museu, através do telefone (14) 3212-8262.

Conheça o Museu Ferroviário Regional de BauruConheça o Museu Ferroviário Regional de BauruConheça o Museu Ferroviário Regional de BauruConheça o Museu Ferroviário Regional de Bauru