24/05/2019 | DAE

Obras de setorização irão melhorar o abastecimento e distribuição de água na região do Parque das Nações

Técnicos do DAE concluíram nesta quinta-feira (23) a implantação de adutoras na Rua Luiz Ferrari, no Parque das Nações, zona sul da cidade. São obras de que fazem parte do processo de setorização que está sendo executado na região. Nesta sexta-feira (24) os trabalhos foram suspensos em função do tempo chuvoso.

De acordo com a Divisão de Planejamento as extensões de rede contemplam a implantação de aproximadamente 500 metros de adutoras de quatro polegadas, passando por trechos das ruas Luiz Ferrari, Feres Kudse Netto e Antônio Moacyr Palma, interligando à adutora mestre de 10 polegadas na Rua Augusto Bastazini. E outros 150 metros de ramais de distribuição com diâmetro de duas polegadas.

Após a conclusão dos cortes e interligações a região será dividida em dois setores independentes: parte alta do Parque das Nações, Residenciais Tívoli I e Villa Lobos; parte baixa do Parque das Nações, Tívoli II e Vila Serrão. Uma Válvula de Redução de Pressão (VPR), instalada na Rua Augusto Bastazini irá reduzir a pressão na rede adutora da Unidade de Produção (UP) Jardim Imperial, setorizando o abastecimento nas duas áreas.

Durante a execução dos serviços os registros de saída dos reservatórios são fechados, paralisando o fornecimento de água. Mas a maior reclamação de alguns moradores é com relação à água barrenta que surge nas torneiras. O DAE informa que logo após o serviço realiza a limpeza da rede para retirar terra da tubulação, mas nem sempre é possível evitar que resíduos de terra e lama cheguem às torneiras e caixas d’água. Para evitar o problema, a sugestão é que os registros de entrada dos imóveis sejam fechados mas, quem precisar de limpeza do reservatório pode ligar para o telefone 0800-10-195.

A autarquia pede a compreensão dos moradores pelos transtornos causados, mas reafirma que essas obras são necessárias para diminuir e regularizar a pressão no sistema, reduzindo o índice de perdas na distribuição. Além disso haverá maior disponibilidade de água, uma vez que esses bairros que eram abastecidos pelo Rio Batalha agora recebem água do Poço Jardim Imperial e, quando houver paralisação naquela Unidade de Produção por qualquer motivo, o sistema Batalha/ETA será acionado imediatamente.

Obras de setorização irão melhorar o abastecimento e distribuição de água na região do Parque das Nações