10/06/2019 | Meio Ambiente, Fundo Social de Solidariedade de Bauru

Prefeitura se reúne com ONG para discutir sobre ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios

A Prefeitura de Bauru se reuniu com a ONG Ocean Conservancy, nesta segunda-feira (10), para discutir sobre a ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que ocorre em setembro.

Na reunião, estavam presentes a presidente do Fundo de Solidariedade, Lázara Gazzetta, o secretário do Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues, a coordenadora de estado da Ocean Conservancy, Kátia Kalinowski, e João Augusto Soares, da Faculdade de Tecnologia (Fatec).

A iniciativa tem como objetivo promover uma ação de coleta do lixo dos rios para evitar que ele chegue até os oceanos. O evento é organizado pela ONG Ocean Conservancy e a FEMSA Coca-Cola em parceria com outras entidades locais.

Esta é a terceira edição que o município de Bauru sedia. Neste ano, somente três cidades brasileiras foram escolhidas para participar. Além de Bauru, estão Curitiba e Maringá, localizadas no Estado do Paraná.

No município bauruense, a previsão é para que seja realizada a limpeza da lagoa da Quinta da Bela Olinda no dia 28 de setembro. O número de parceiros e participantes será limitado para evitar o impacto ambiental no local.


O PROGRAMA
O evento Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – International Coastal Cleanup (ICC) é um programa internacional de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, em mais de 100 países, nos meses de setembro a novembro.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o lixo no mar e as vias fluviais. Todo o material coletado no evento é registrado em fichas oficiais, fotografado, pesado e enviado ao aterro sanitário da cidade envolvida. Os resultados são encaminhados para a ONU e são divulgados no site oficial.

Prefeitura se reúne com ONG para discutir sobre ação no Dia Mundial de Limpeza de RiosPrefeitura se reúne com ONG para discutir sobre ação no Dia Mundial de Limpeza de RiosPrefeitura se reúne com ONG para discutir sobre ação no Dia Mundial de Limpeza de Rios