14/06/2019 | Gabinete

Gestão Gazzetta é terceira melhor do Brasil entre cidades do mesmo porte

O IGM (Índice de Governança Municipal), estudo anual desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração, revelou que o município de Bauru ocupa a terceira posição no ranking de melhor gestão no Brasil, com 8,95 pontos.

Inserida no Grupo 8 do levantamento, a cidade faz parte dos 155 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes (população estimada de Bauru no cálculo do IGM é de 369.368) e PIB per capita acima de R$ 28.900,00 (PIB per capita de Bauru é de R$ 35.577,22 - IBGE 2016).

À frente de cidades como Sorocaba-SP (8,92), Brusque-SC (8,91), e Londrina-PR (8,51), Bauru só fica atrás de Votorantim-SP e São José dos Campos-SP, que marcaram 9,25 e 9,21 pontos respectivamente.

A dimensão Gestão, que coloca Bauru em terceiro lugar do ranking, leva em em consideração o planejamento de despesas, captação de recursos, número de servidores per capita, número de funcionários comissionados per capita, atenção à lei geral das micro e pequenas empresas, o custo-benefício em educação e saúde, a qualidade e transparência das informações e regularidade com o CAUC (Cadastro Único de Convênios)

O prefeito Gazzetta avalia que a boa colocação no ranking se deve aos esforços que o Município vem fazendo principalmente em relação à gestão dos recursos públicos, transparência, políticas ambientais e desenvolvimento econômico. “É um título importante, que avalia a gestão pública em vários aspectos e que mostra a transparência desta gestão, principalmente em relação ao controle dos gastos públicos, indicando mais uma vez que a Prefeitura vem fazendo todos os esforços possíveis para melhorar os indicadores sociais, ambientais e econômicos da cidade. Então, ficamos muito felizes por Bauru ter ficado na terceira colocação no país, porque o esforço está sendo recompensado, por todo o trabalho que nós fizemos nesses últimos dois anos à frente da Prefeitura”, afirmou.

Além da Gestão, o IGM analisa ainda o Desempenho e as Finanças, a fim de identificar e classificar as cidades que se destacam nos diversos setores públicos, como os da educação, saúde, habitação, e gestão fiscal. Nesse sentido, Bauru obteve o índice geral de 8,06 no IGM, com índices de 7,24 em Finanças e 7,98 em Desempenho.

A pesquisa pode ser acessada no site: igm.cfa.org.br.

Conheça o IGM

Lançado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração, o IGM é um projeto da governança pública que avalia os municípios brasileiros através de três critérios básicos: Gestão, Desempenho e Finanças.
Com o objetivo de agrupar as cidades semelhantes e definir as metas que devem ser atingidas pelos municípios, o IGM conta com um banco de dados voltados para a análise de indicadores e para a elaboração de estatísticas anuais que deem enfoque à performance de cada região.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE BAURU

Gestão Gazzetta é terceira melhor do Brasil entre cidades do mesmo porte