11/07/2019 | Meio Ambiente, Gabinete

Bauru sedia evento de qualificação para certificação do Programa Município VerdeAzul

O Prefeito Clodoaldo Gazzetta participou nesta quinta-feira, 11/07, do evento de qualificação para certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA). Além do prefeito estiveram presentes o vice-prefeito Toninho Gimenes, o secretário do Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues, o secretário das Administrações Regionais, Ethelvino Zacarias e o presidente da Emdurb, Elseu Eclair.

Em sua primeira vez como cidade-sede, Bauru recebeu o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido, e o coordenador do Programa VerdeAzul, no Estado, José Walter. Após receber o certificado de qualificação para Bauru, o prefeito Gazzetta participou, ao lado do Secretário e do Coordenador, da entrega de outros 164 certificados de qualificação para municípios de todas as regiões do Estado, que aqui estiveram representados.

A qualificação é considerada pelos interlocutores municipais participantes do Programa como um “simulado” para certificação, que ocorre ao final de cada ano. O município envia aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas, que foram baseadas em ações ligadas às dez áreas avaliadas pelo programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação. A certificação acontecerá no final deste ano com nova avaliação dessas cidades, que até aqui cumpriram 40% das metas.

O prefeito Gazzetta destacou a importância de sediar este grande evento do Estado de São Paulo e se mostrou otimista com a possibilidade real de Bauru conquistar pelo segundo ano consecutivo o Certificado de Município VerdeAzul, fato inédito na história do Município, que ocorreu no ano passado. “Para Bauru é um grande reconhecimento, é sinal que estamos cumprindo com o nosso dever, desenvolvendo ações importantes na área da sustentabilidade e essa qualificação representa mais uma vez essa ação positiva do Município de Bauru, na busca do desenvolvimento sustentável”, enfatizou Gazzetta.

Certificação
Em 2018 Bauru recebeu pela primeira vez o certificado do Programa Município VerdeAzul, com a pontuação de 86,61 e ficou na posição 26 entre 69 municípios certificados. Para receber a certificação a cidade precisa ter a pontuação acima de 80 pontos. Em 2017, Bauru ficou com 79,61 pontos e em 2016 com 78,52. A certificação foi um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos pela Prefeitura de Bauru.

Bauru sedia evento de qualificação para certificação do Programa Município VerdeAzulBauru sedia evento de qualificação para certificação do Programa Município VerdeAzulBauru sedia evento de qualificação para certificação do Programa Município VerdeAzulBauru sedia evento de qualificação para certificação do Programa Município VerdeAzulBauru sedia evento de qualificação para certificação do Programa Município VerdeAzul