13/09/2019 | Educação, Gabinete
Ronda Escolar Municipal começa a funcionar na segunda-feira
O prefeito Gazzetta e a secretária de Educação, Isabel Miziara, receberam nesta sexta-feira (13), no pátio da Prefeitura, as quatro viaturas da Ronda Escolar Municipal. O serviço começa a funcionar já nesta segunda-feira (16), a partir das 6h.
A Ronda Escolar Municipal, vinculada à Divisão de Vigilância da Prefeitura, é parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas no município para aumentar a segurança nas escolas, como a instalação de câmeras de monitoramento.
O prefeito Gazzetta destacou a importância do novo serviço como mais uma ferramenta de segurança para as escolas, principalmente no combate ao vandalismo e furtos.
“As escolas já tiveram instaladas câmeras de monitoramento e agora teremos a Ronda Escolar, que é um suporte a mais nesse processo. Um processo que desde o início já um êxito enorme, porque reduzimos o vandalismo e o furto às escolas pela metade e esperamos zerar esse índice agora com a Ronda Escolar”, disse.
Além de patrulhar as imediações das escolas e proteger o patrimônio público, os vigilantes vão manter contato direto com a população, com objetivo de criar envolvimento com a comunidade e oferecer um serviço mais adequado a cada região de Bauru.
Cada unidade escolar deverá ser visitada oito vezes ao dia, em média, a cada três horas, além de contar com atendimento a eventuais chamados de emergência.
Para isso, a cidade foi dividida em quatro grandes setores, que correspondem às bases regionais da Vigilância da Prefeitura: Vila Independência, Bela Vista, Redentor e São Geraldo. Essas servirão de pontos de apoio das viaturas
A empresa licitada comprou os veículos zero quilômetro e contratou 48 vigilantes capacitados para realizar o serviço, bem como uniformes, telefones celulares e demais equipamentos.
Os vigilantes estarão equipados com armas não letais (cassetetes, sprays de pimenta e pistolas elétricas) e vão se revezar entre base de apoio e ronda motorizada, em escala de 12 horas, possibilitando o funcionamento do serviço 24 horas por dia.
A vigência do contrato é de 30 meses. O custo do serviço, de R$ 236 mil mensais, será pago com a dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Educação, totalizando investimento de R$ 7.080.000,00.
“Além de garantir mais segurança para as nossas escolas é um serviço que gerou muitos empregos e isso só traz impactos positivos para a cidade”, destacou a secretária municipal de Educação, Isabel Miziara.
O deputado federal Capitão Augusto, que participou do ato da entrega, destacou o pioneirismo do modelo de ronda adotado pela Prefeitura. “A Polícia Militar tem essa experiência da ronda nas escolas como uma ação muito bem sucedida. Tenho certeza que o pioneirismo dessa ação, com o município, também será de grande êxito”.
Também compareceram à entrega os secretários Sidnei Rodrigues (Obras), Etelvino Zacharias (Sear), Letícia Kirchner (Planejamento), a chefe de Gabinete, Majô Jandreice, o presidente da Emdurb, Elizeu Eclair, o diretor da Divisão de Vigilância da Prefeitura, Aloísio Ramos, os vereadores Fábio Manfrinato, Milton César Sardin, Luiz Carlos Bastazini e Luiz Carlos Barbosa, o Capitão PM Júlio Prado Loureiro, representando o Tenente Coronel Ézio Carlos Vieira de Melo, comandante do 4.º BPMI, os sócios da empresa licitada para a Ronda, Leone Carlin e Luana Carlin, os vigilantes contratados e servidores da Secretaria Municipal de Educação e da Divisão de Vigilância da Prefeitura.