09/10/2019 | Educação

Primeiros socorros é tema de Programa Agente do Bem

O programa Agente do Bem ofereceu, nesta terça (08), um treinamento de primeiros socorros para os agentes escolares, no NAPEM - Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal.

A palestra sobre primeiros socorros ocorreu com o objetivo de cumprir a Lei nº 13.722/2018 que determina que os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros.

Por isso, os servidores passaram por um treinamento com os funcionários do SAMU, Leandro Gonçalves e Sabina Evaristo, que ensinaram os participantes a agir em casos de engasgamento, desmaio, entre outras situações.

Mensalmente os servidores agentes do bem se reúnem para compartilharem suas experiências exitosas sobre as vistorias nas escolas e participarem de uma palestra para capacitá-los.

Programa Agente do Bem

Com onze anos de atuação, o programa é uma parceria entre as secretarias municipais da Educação e Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias(SUCEN). Com a coordenação da Profa. Me. Sirlei Polidoro, da Secretaria da Educação e parceria das agentes Marta Domingues e Camila Molina, da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e Regina Celia, da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN- Bauru).

O programa tem como objetivo atuar na prevenção de arboviroses como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Para isso é realizada orientações para vistoria nas escolas, atividades de controle de criadouros, registro das atividades em boletim (relatório) e trocas de experiências exitosas realizadas no coletivo escolar.

Primeiros socorros é tema de Programa Agente do BemPrimeiros socorros é tema de Programa Agente do BemPrimeiros socorros é tema de Programa Agente do BemPrimeiros socorros é tema de Programa Agente do Bem