09/10/2019 | Saúde

Castramóvel recebe visita do Comupda

Desatualização cadastral é a principal dificuldade para o agendamento das castrações

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) visitou nesta terça-feira (08) a unidade móvel de castração animal da Prefeitura de Bauru. O Castramóvel, atualmente em atividade na Vila Dutra, castra animais domésticos previamente cadastrados, cujos tutores dos animais, tenham participado de etapas anteriores do Programa, incluindo palestras e encontros de orientação para guarda responsável e saúde animal.

Durante a visita, a presidente do Comupda, Thais Viotto, e a vice-presidente, Soraya Gasparini, verificaram o andamento da iniciativa. As representantes constataram que os tutores dos animais castrados estão cumprindo as orientações e recomendações recebidas. Inclusive, têm aplicado os aprendizados adquiridos durante as oficinas realizadas na primeira fase do programa, como a de confecção de roupa cirúrgica.

Porém, há aqueles que não mantiveram atualizados os dados cadastrais, o que tem dificultado o agendamento das consultas. Por isso, a Prefeitura alerta sobre a importância dos inscritos manterem atualizadas as informações de contato. Sendo assim, alterações cadastrais devem ser feitas pelo telefone (14) 99135-9709. Já os interessados em se inscrever no Programa devem aguardar a divulgação de novas datas e pontos de cadastro.


Mais de setenta animais já foram castrados

Primeira região atendida pelo Castramóvel, a Vila Dutra reúne 250 animais cadastrados no programa, constituído de três fases. A primeira delas consistiu em palestras educativa, que inclui orientações de como cuidar do animal e sobre o funcionamento de todo o processo. Depois, com a inauguração da unidade móvel, deu-se início à segunda fase, referente a consulta e aos exames prévios à castração. A terceira e última etapa trata-se, por fim, da castração em si e procedimentos pós-operatórios e a colocação de microchip (identificação animal).

Para constatar a eficácia do serviço, que já castrou 74 animais na região, Thais e Soraya visitaram uma moradora após um de seus animais passar pela castração. Na visita, puderam ver na prática como os tutores têm aplicado os cuidados ensinados nas palestras. “Eles separaram lugares adequados, mais tranquilos para o pós-operatório, colocam a roupa cirúrgica, o colar elizabetano, mostrando o zelo de uma população que gosta e cuida dos animais, que sem dúvida fazem parte da família”, relata Thais.

O Castramóvel possui uma equipe especializada composta por dois médicos veterinários, duas auxiliares e uma atendente da Secretaria de Saúde. Após atender na Vila Dutra, o consultório seguirá para outra região, conforme cronograma. A participação dos inscritos durante as três fases do Programa é essencial para a eficácia do serviço. Então, é importante não faltar em qualquer etapa e manter atualizados os dados cadastrais.

Castramóvel recebe visita do ComupdaCastramóvel recebe visita do Comupda