26/11/2019 | Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Meio Ambiente, Gabinete, DAE, EMDURB

Atrações culturais marcam programação do Natal Espetacular

A Prefeitura de Bauru participou nesta segunda-feira (25) do lançamento das campanhas “Natal Espetacular”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, e “Natal Tamanho Família”, desenvolvida pela empresa Projeto Cidade com entidades do comércio e secretarias municipais, em parceria com a Comissão de Estudos para Revitalização da Área Central (Cerac), que é formada pelas secretarias de Desenvolvimento (Sedecon), Bem-Estar Social (Sebes), Cultura, Negócios Jurídicos, DAE, Emdurb, Polícia Militar, Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).

O evento foi realizado na sede da CDL e contou com a presença do prefeito Gazzetta, da presidente do Fundo Social, Lázara Gazzetta, os secretários municipais Aline Fogolin (Desenvolvimento), José Carlos Fernandes (Sebes), Rick Ferreira (Cultura), Airton Martinez (Semma), Elizeu Eclair (Emdurb) e Majô Jandreice (Gabinete). Também participaram o vereador Markinhos de Souza e representantes do comércio e da comunidade.

Gazzetta falou sobre projetos que estão sendo desenvolvidos para a região central, como construção de uma creche, a criação do Mercado Municipal na antiga estação da Paulista, a revitalização dos trilhos para a volta dos passeios de maria-fumaça, a revitalização do Calçadão e recuperação das principais avenidas. “Aproveito para anunciar em primeira mão que a Casa dos Pioneiros [quadra 2 da rua Araújo Leite] receberá os recursos necessários para sua recuperação, serão R$ 250 mil por meio de emenda parlamentar pelo deputado Rodrigo Agostinho”.

Gazetta também destacou as parcerias para a realização da programação de Natal na cidade. “Quero agradecer essa união de esforços para realizar um final de ano motivador e abençoado para a população de Bauru”, disse.

Após a cerimônia, os convidados assistiram a uma performance de dança feita por um Papai Noel “triplo”, coreografado pelo diretor da Companhia Estável de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura, Sivaldo Camargo.

Natal Espetacular

O “Natal Espetacular” é um projeto realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Bauru, em parceria com as secretarias municipais, que mobiliza funcionários da Prefeitura, empresários e voluntários durante todo o ano para a confecção de objetos de decoração natalina a partir de materiais recicláveis. Nas mãos dos cerca de 70 voluntários, garrafas PET e outros materiais inservíveis se transformam em bonecos-de-neve, flores, velas, anjos, caixas de presentes, presépios e guirlandas.

A decoração será instalada em praças e outros espaços públicos da cidade. A partir do dia 5 de dezembro, os locais serão iluminados e serão oficialmente inaugurados com uma programação cultural preparada pela Secretaria Municipal de Cultura.

No dia 5 de dezembro (quinta-feira), às 19h, será inaugurada a iluminação de Natal da Praça das Cerejeiras. Haverá apresentações musicais com o Coral de Libras e músicos da Banda e Orquestra Municipal. Às 20h30, será acesa a iluminação do Parque Vitória Régia, também com apresentação dos músicos da Banda e Orquestra Municipal e de atores da Escola Hollywood.

No dia 7 de dezembro (sábado), dentro do “Natal Espetacular”, às 16h, será entregue a reforma da Estação Ferroviária de Tibiriçá, como homenagem aos 100 anos do distrito pertencente ao Município de Bauru. Às 20h, haverá show com o cantor e compositor Renato Teixeira. Ele apresenta o show “Um Poeta e um Violão”, pelo programa Circuito SP.

Natal Tamanho Família

Durante a cerimônia, também foram anunciadas as atividades do” Natal Tamanho Família”, como o início do horário especial do comércio na região central, a partir de 6 de dezembro, com a chegada do Papai Noel de maria-fumaça na Estação Ferroviária. Às 19h, ele desembarcará e fará uma caminhada pelo comércio do Calçadão.

Na praça Machado de Melo, haverá um encontro de food-trucks, organizado pela Sedecon, com diversas opções gastronômicas, e a Feira da Estação. O Papai Noel seguirá de lá até até a praça Rui Barbosa, onde será acesa a iluminação de Natal no coreto, com apresentação do grupo Bagunçando o Coreto e Coral dos Correios, às 20h30. Até o dia 21 de dezembro, às sextas e sábados, haverá no local oficinas de reciclagem para crianças com monitores da Educação. Cerca de 800 lojas do comércio funcionarão das 9h às 22h, de segunda a sexta, até o dia 23 de dezembro. Aos sábados e no dia 24, o horário será das 9h às 18h.

No dia 8 de dezembro, domingo, a partir das 20h, será aberta a Casinha do Papai Noel, na Praça Portugal, com apresentação de grupo de taikô e de músicos da Banda e Orquestra Municipal.

Atrações culturais marcam programação do Natal EspetacularAtrações culturais marcam programação do Natal EspetacularAtrações culturais marcam programação do Natal Espetacular