O Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego, visa possibilitar o reconhecimento do trabalho e da educação como direito de cidadania e desenvolver conhecimentos sobre o mundo do trabalho e competências específicas e básicas.
Seu objetivo é possibilitar a ampliação do universo informacional, cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã. Propiciar vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social. Contribuir para a reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. E adquirir conhecimento e desenvolver capacidade para a vida profissional e o acesso ao mundo do trabalho.
Seu público são adolescentes e jovens residentes município de Bauru, com idade a partir de 15 anos, podendo atender até 24 anos, matriculados na rede pública de ensino; provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, residentes nos territórios de abrangência dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Padrão normativo do programa