07/10/2015 | Cultura

Jornalista e compositor Nélson Itaberá apresenta show no dia 17 de outubro

Jornalista e compositor Nélson Itaberá apresenta no dia 17 de outubro, 21 horas, performance teatral interligada às temáticas de relações humanas presentes em seu repertório no palco do Teatro de Bauru



Janela

Teatro Musicado

Leva um ator ao palco em uma sessão de terapia comportamental, um show que mistura performances com canções



Um sofá, uma cadeira, um ator e uma banda, todos juntos, interagindo no palco do Teatro Municipal de Bauru. Este é o formato inusitado que o jornalista e compositor Nélson Itaberá Gonçalves apresenta no espetáculo “O divã”, no próximo dia 17 de outubro, às 21 horas, com entrada gratuita, em Bauru. O show é o lançamento do projeto piloto que o autor vai levar em sua caravana musical no próximo ano por cidades do Interior.

Para tanto, Nélson Itaberá apresentou a proposta de roteiro do “Teatro Musicado” ao ator e produtor Marco Giafferi. “O projeto é uma junção da proposta de conversa cantada que eu venho fazendo nos shows com um roteiro onde as temáticas sobre relações e neuroses humanas presentes em meu repertório são levadas ao palco por um psicólogo. O roteiro das performances sugerem reflexões, junto ao público e o cantor, simulando o que acontece em uma sessão de terapia comportamental”, descreve o compositor.

O detalhe do formato “teatro musicado” experimentado por Itaberá é o convite ao ator com ampla experiência em terapias comportamentais. É que Marco Giafferi, além de roteirista, ator e produtor teatral, é formado em psicologia, profissão que desempenhou por mais de 20 anos. “Na hora que pensei na proposta de um show musical teatralizado, com um divã montado no palco, pensei na hora no Marco Giafferi. A visão do psicólogo no roteiro vai ficar latente, com a concepção do ator provocando as discussões sobre nossos olhares sobre o mundo”, explica.

A ideia é que as angústias e virtudes humanas apresentadas nas letras de canções de Nélson Itaberá sejam discutidas no “O divã”. A plateia será convidada a refletir sobre medo, insegurança, violência, perda, ganância, soberba, ansiedade... “O projeto piloto conta com uma banda no palco, em formato acústico, onde as canções dialogam com a sessão de terapia que rola no palco”, acrescenta o compositor. O repertório tem música regionalista e muitas variações em MPB.

Assim, “O divã” percorre letras dos três CDs lançados por Nélson Itaberá (Pedra brilhante em 2012, Linguagens em 2013 e Lições de Vida em 2014), com novas composições concebidas especificamente para o ‘tempero’ do projeto “Teatro Musicado”. Além das performances de Marco Giafferi e do diálogo com o público, Itaberá estará discutindo sobre as relações humanas acompanhado de Josiel Rusmont nas cordas, produtor musical que dirige suas produções artísticas, Adriel Felipe na percussão, Rogério Plaza (acordeon), Chiquinho Garcia (baixolão), Emílio dos Santos (violão), Antonio Felício (teclado) e Elaine Martins na divisão dos duetos.



Serviço

O show “O divã” no Teatro de Bauru, no dia 17 de outubro, 21 horas, com entrada gratuita, tem o patrocínio da Transurb e os apoios da Asten, Lumi Light, Jornal da Cidade e Secretaria Municipal de Cultura.






Jornalista e compositor Nélson Itaberá apresenta show no dia 17 de outubroJornalista e compositor Nélson Itaberá apresenta show no dia 17 de outubroJornalista e compositor Nélson Itaberá apresenta show no dia 17 de outubroJornalista e compositor Nélson Itaberá apresenta show no dia 17 de outubro