21/03/2016 | Gabinete

Prefeito entrega “Monumento Avião Bandeirante” e homenageia Ozires Silva

Em cerimônia realizada no último sábado (19), o prefeito Rodrigo Agostinho entregou oficialmente o “Monumento Avião Bandeirante”, uma homenagem da cidade ao bauruense Ozires Silva, ex-ministro da República, ex-presidente da Petrobrás e ex-presidente e fundador da Embraer, e que participou da criação dessa aeronave.

O avião Bandeirante, que até pouco tempo servia à Base Aérea da FAB, em Pirassununga foi doado à Prefeitura de Bauru que o transformou em monumento, instalado na Praça Duarte Silva, na Avenida Mário Mattosinho, na ligação da Avenida Getúlio Vargas com a Marechal Rondon. A praça é um espaço público adotado pela Associação dos Maçons (Assoma) de Bauru.

O projeto baseou-se em um estudo sobre a densidade do tráfego aéreo comercial brasileiro, principalmente em cidades pequenas, e ao comprimento e tipo de piso das pistas dos aeródromos nacionais, visando, assim, obter um avião moderno e adaptado às condições, necessidades e possibilidades brasileiras, numa época em que a infraestrutura aeroportuária do país era pequena. O resultado foi um turbo-hélice metálico, de asa baixa, equipado com duas turbinas e com capacidade para 12 pessoas.

Durante a solenidade foram expostos 16 painéis cedidos pelo Centro Histórico da Embraer de São José dos Campos, que retratam a trajetória do ex-presidente da Empresa.

Em sua fala Ozires disse esperar que o município mantenha a aeronave nas suas devidas condições “porque ela não é como um estádio, um avião tem sua dinâmica própria”, lembrou. Ozires disse estar orgulhoso por receber esta homenagem em sua terra, mas enfatizou que vai dividi-la com milhares de funcionários da Embraer e a sociedade como um todo, que fazem parte deste trabalho, e lembrou da importância da educação, para a formação do nosso povo. “Só espero que sejamos capazes de criar líderes que possam conduzir este país à grandeza necessária que todos nós desejamos”.

O prefeito Rodrigo Agostinho disse estar muito feliz por poder homenagear uma pessoa tão ilustre como Ozires Silva, em vida, e a todos que participam desta história. “Além disso, a história de Bauru também se confunde com a história da aviação, com o nosso astronauta, o nosso aeroclube”. Para Rodrigo, o monumento representa muito para a cidade porque o Bandeirante foi um dos aviões que tiveram a maior produção da história, com mais de 500 unidades. “Um destes aviões está aqui e ele foi construído por um bauruense que hoje recebe a homenagem em sua terra natal”, enfatizou Rodrigo.

Além do prefeito e do homenageado participaram da cerimônia, representando a Prefeitura, o chefe de gabinete Arnaldo Ribeiro, os secretários Sidnei Rodrigues (Obras), Lazara Gazzetta (Meio Ambiente), Darlene Tendolo (Bem-Estar Social), Elson Reis (Cultura), além do presidente do DAE, Giasone Cândia. Representando a Câmara Municipal participaram os vereadores Carlão do Gás, Fernando Mantovani, Arildo Lima Junior, Raul Gonçalves de Paula, Artêmio Caetano Filho e Fábio Manfrinato. O assessor parlamentar Carlos Gardel representou o deputado Pedro Tobias.

Demais autoridades, Mário Bevilacqua Neto, ex-presidente do Aero Clube de Bauru, um dos coordenadores do evento, Astronauta Marcos Pontes, Ten. Cel. Marco Antonio Estevanatto, chefe da 6ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), Ten. Fernando Aquiles, representando o Ten. Cel. Flávio Kitazumi, Comte. Do 4º Batalhão da PM, Alessandro Bien, presidente da OAB/Bauru, Eduardo Pegoraro, presidente da Assenag, Patrícia Rossi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru, Edson Capello, diretor da Faculdade de Engenharia da Unesp Bauru, Eduardo Abrantes Valério, presidente da Associação dos Maçons (Assoma) e Alexandre Widmer, o Batata, ex-campeão brasileiro de Voo à Vela.

Para a viabilização do monumento vários segmentos estiveram de alguma forma envolvidos ao longo de todo o processo, como a Prefeitura de Bauru, o ex-diretor do Aeroclube de Bauru, Câmara Municipal, Polícia Militar e Base Operacional do Grupamento Aéreo da Polícia Militar em Bauru, o PAMA – Parque da Aeronáutica do Campo dos Afonsos do Rio de Janeiro, as empresas Pires Materiais de Construção, Trans Torc Locações, Vallins Tornearia, as secretarias municipais de Obras, Planejamento (através do engº Júlio), Semma, Cultura, Gabinete do Prefeito, Rede Confiança de Supermercados, além da Assenag, Acib, Rotary Clube Bauru, e Associação dos Maçons de Bauru, dentre outros apoiadores.

Prefeito entrega “Monumento Avião Bandeirante” e homenageia Ozires Silva Prefeito entrega “Monumento Avião Bandeirante” e homenageia Ozires Silva Prefeito entrega “Monumento Avião Bandeirante” e homenageia Ozires Silva Prefeito entrega “Monumento Avião Bandeirante” e homenageia Ozires Silva