11/01/2018 | Meio Ambiente, Obras

Semma realiza ultrassom em árvores na Avenida Nossa Senhora de Fátima

Nesta quinta-feira, 11/01, a secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes e o Secretário de Obras, Ricardo Olivatto participaram do exame de ultrassom em duas árvores da espécie Timburi, localizadas na Avenida Nossa Senhora de Fátima 01 e 04.

O vereador José Roberto Segalla e técnicos da Semma também acompanharam a realização do exame.

O objetivo do exame é verificar se as árvores estão saudáveis para que se possa realizar intervenções na Avenida, uma vez que as raízes das árvores estão levantando o asfalto e causando riscos aos motoristas que trafegam no local.

Em uma vistoria feita pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Emdurb ficou constatada que as árvores estão sadias, mas para se confirmar esse laudo a Semma contratou o exame de ultrassom.

Caso o resultado confirme que as arvores estão saudáveis será feito um projeto de intervenção no local, com a ampliação do canteiro e proibição de estacionamento nos respectivos quarteirões.

“Essas árvores são muito grandes, antigas e trazem um sombreamento muito importante para a região, e devem ser preservadas se estiverem saudáveis. Por isso a importância desse ultrassom, para não se fazer uma obra para uma árvore que não esteja saudável”, explica a Secretária.

O exame foi realizado pela empresa AMG Ecológica, de Piracicaba, através do proprietário Marcos Góes e consiste na fixação de sensores no entorno do tronco da árvore, onde são aplicadas marteladas para produzir vibrações no interior e raízes. Através do retorno deste som, é possível indicar se a espécie está saudável ou se corre o risco de cair.

Semma realiza ultrassom em árvores na Avenida Nossa Senhora de FátimaSemma realiza ultrassom em árvores na Avenida Nossa Senhora de FátimaSemma realiza ultrassom em árvores na Avenida Nossa Senhora de FátimaSemma realiza ultrassom em árvores na Avenida Nossa Senhora de FátimaSemma realiza ultrassom em árvores na Avenida Nossa Senhora de Fátima