16/02/2018 | Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Pesquisa revela perfil do turista que visitou o sambódromo bauruense durante o carnaval

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e apoio da Secretaria de Cultura, realizou durante os dois dias de desfiles de carnaval no sambódromo (10 e 12) uma pesquisa para identificar o perfil do turista que visita Bauru nessa época do ano.

No total, 61 pessoas foram entrevistadas e forneceram informações sobre a motivação da viagem e percepções sobre os serviços oferecidos na cidade. Também foram levantados dados sobre a origem dos turistas, meios de transporte e hospedagem, gastos gerais com serviços, estadia, alimentação, dentre outras informações relevantes. A pesquisa foi realizada com base nas diretrizes do Plano Diretor de Turismo do Município.

De acordo com o levantamento, 80% dos turistas que visitaram o sambódromo são do estado de São Paulo, tendo ainda visitantes da Bahia (8%), Goiás (8%), Paraná (3%) e Minas Gerais (1%). A maioria veio a Bauru com amigos (31%) ou grupo familiar (22%). Para 91% desses turistas, a principal motivação da visita foi o carnaval.

Apenas 38% dos visitantes passou a noite na cidade, tendo como principal local de hospedagem a casa de amigos e parentes (44%), seguido da rede hoteleira (28%) e pensões e hostels (26%). A média de gasto ficou entre R$501,00 e R$800,00 (44%).

Em relação aos serviços utilizados no município, 68% avaliou como muito boa a alimentação e 55% avaliou como positiva a hospedagem na cidade. A diversão noturna foi avaliada positivamente por 78% dos entrevistados, 65% gostaram das informações turísticas disponíveis e 86% dos visitantes aprovaram os preços praticados por aqui. Todos os entrevistados disseram que voltariam a Bauru em novas ocasiões.

A pesquisa completa estará disponível em breve no site da Prefeitura, na seção da Sedecon.


Arquivos Disponíveis:


Pesquisa revela perfil do turista que visitou o sambódromo bauruense durante o carnaval