17/08/2018 | Bem-Estar Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Educação

Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação começa no próximo Domingo

A Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais do Bem-Estar Social,Saúde, Educação, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Associação Bauru pela Diversidade e Comissão da Diversidade Sexual da OAB/Bauru , promove a partir do dia 19/08, a Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação.

Neste ano, visando à conscientização política e inclusão social das minorias e grupos vulneráveis, o tema da Semana será: “Eu Voto Contra o Preconceito”. Entende-se que a democracia seja capaz de equalizar as convergências e divergências de uma sociedade, de modo que o Estado está obrigado a proteger a dignidade de todas as pessoas. Assim, o Estado Democrático de Direito não admite a supressão de direitos das minorias, em deferência aos princípios constitucionais da igualdade, liberdade e não discriminação. Preocupa-nos, pois, o reforço ao discurso de ódio, bem como a crescente incitação à misoginia, racismo e homofobia.

A Semana acontecerá de 19 a 26 de agosto e faz parte do calendário de aniversário da cidade. A programação ainda conta com a entrega do troféu “Eu faço a diferença. Encerrando a semana da Diversidade, acontece o show da cantora Glória Groove, no domingo (26), a partir das 14h no Parque Vitória Régia.

Eventos Semana da Diversidade



Domingo, 19 de Agosto:



17h00 - Descerramento da placa do Viaduto Assis Moreira Junior. Homenagem proposta pelo Vereador Marcos Antonio de Souza, a pedido do CADS, CDS e Diretoria da OAB. Local: Rua Araújo Leite, acima da linha férrea, nas imediações do Poupatempo.


18h00 - Missa em homenagem póstuma a Assis Moreira Silva Junior, advogado, fundador da CDS – Comissão da Diversidade Sexual da OAB Bauru. Local: Santuário Nossa Senhora Aparecida.



Segunda feira, 20 de Agosto:



15h00 – Palestra: “Direitos Humanos – Avanços e Desafios”

Ementa: Breve histórico sobre Direitos Humanos. Gênero. Orientação Sexual. Identidade de Gênero. Discriminação por homofobia e mecanismos de punição na esfera cível, penal e administrativa (Lei Estadual n. 10.948/01). União estável e casamento igualitário. Nome social e alteração de prenome e sexo por travestis e transexuais. Inclusão eleitoral de travestis e transexuais.

Palestrantes: Leandro Douglas Lopes (Advogado, Presidente do CADS e Vice-Presidente da CDS) e Aline Veroneze (Webdesigner, Membro Convidada do CADS) .

Público Alvo: Representação da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, seção São Paulo, subseção Bauru. Aberto ao público.

Local: Auditório da OAB Bauru.

Idealização: Pastor Luís Fernando Lourenço de Moura Júnior;

Realização: CADS, ABD e CDS.






Terça feira, 21 de agosto:



19h00 – Apresentação dos novos membros do CADS: Aline Veroneze; Rafael Henrique Botta; Rafael Oliveira Rosa; Mauricio Jiacomin de Souza; Fernanda Diniz e Silva de Oliveira. Aberto ao Público. Local: Câmara Municipal de Bauru. Realização: Prefeitura Municipal de Bauru.



19h30 - Entrega do Título de Cidadão Bauruense ao Professor Doutor João Baptista de Mattos Wink Filho. Aberto ao Público. Homenagem proposta pelo vereador Marcos Antonio de Souza. Local: Câmara Municipal de Bauru.



20h00 – Troféu “Eu Faço a Diferença”.


Indicados:
Fundo Social de Solidariedade - Destaque Solidariedade

Pedro Popoff - Destaque Cultural

Dr. Eduardo Jannone da Silva - Destaque Direitos Humanos

Rafael Botta - Visibilidade LGBT

Glaucy Amorim F. Florindo - Destaque Assistência Social

Realização: ABD – Associação Bauru pela Diversidade e SEBES – Secretaria do Bem Estar Social de Bauru. Aberto ao Público. Local: Câmara Municipal de Bauru.



De Quarta a Sexta feira - 19h30


Mostra de Cinema LGBT. Local Sesc.

Especificações constantes no documento anexo.






Quinta feira, 23 de agosto:



10hO0 – “Identidades de Gênero – Perspectivas de Saúde”

Palestrantes: Dra. Patrícia Porchat (Psicanalista e professora do curso de Psicologia da UNESP/ Bauru e do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Unesp/Araraquara. Autora do livro Psicanálise e Transexualismo: Desconstruindo Gêneros e Patologias com Judith Butler (2014), pela Editora Juruá. Coordenadora do Projeto de Extensão Atenção à Diversidade no Centro de Psicologia Aplicada da UNESP-Bauru); Dr. José Henrique Castro e Dr. Flávio Antonio Gerdulo Miano (médicos especialistas em endocrinologia e metabologia).

Aberto ao Público. Público alvo: servidores públicos (SMS, AME e Hospital Estadual), estudantes de psicologia e medicina, advogados.


Realização: CADS, ABD e CDS.


Local: Auditório da OAB (Avenida Nações Unidas, n. 30-30)






Sexta feira, 24 de agosto:



Período da Manhã:



09h00 – Palestra: “Discriminação Zero”

Ementa: Sensibilização de servidores públicos municipais da Saúde, Bem Estar Social e Educação para difusão sobre informações relacionadas à ISTs – profilaxia e testagens. Políticas públicas do Programa Discriminação Zero, do Ministério da Saúde.

Palestrante: Eliane Monteiro – Coordenadora do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Bauru.

10h00 – Palestra: “Inclusão Social e Cidadania LGBT”

Ementa: Gênero e Identidade de Gênero. Discriminação por homofobia e transfobia. Um relato da vida, sentimentos, sofrimentos, superações e curiosidades sobre o processo de transexualização da atriz Maite Schneider, que realizou 14 cirurgias para tornar-se a mulher que é (e sempre quis ser).

Palestrante: Maite Schneider – Atriz, atualmente gravando a nova série do canal HBO, Ativista de Direitos Humanos, Membro do Projeto Transempregos.


Realização CADS, ABD, CDS e Secretarias Municipais de Saúde, Educação e do Bem Estar Social.

Público alvo: servidores públicos municipais.



Período da Tarde:



14h30 – Palestra: "Transempregos - Inclusão de Travestis e Transexuais no Mercado de Trabalho".

Ementa. Histórico de vida e atuação profissional e social da advogada e empresária Márcia Rocha, a primeira advogada travesti a conseguir o direito de uso do nome social na carteira profissional da OAB. Coordenadora do Projeto Transempregos - Empregabilidade de pessoas LGBT.

Palestrante: Márcia Rocha: Advogada, Pós Graduada em Educação Sexual; Integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP, membro do Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health (WAS). Coordenadora do Transempregos.

15h30 – Palestra: Reflexos Jurídicos da Discriminação por Homofobia.

Ementa: Sensibilização sobre a Lei Estadual 10.948/01; Desdobramentos penais e cíveis da violência homofóbica.

Palestrante: Cássio Rodrigo – Coordenador Estadual de Políticas Públicas para a Diversidade, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Aberto ao público. Público alvo: empresários, advogados, gerentes de RH,.

Realização: CADS, ABD e CDS. Apoio: SEDECON, ACIB e CDL.



Domingo, 26 de Agosto:



Encontro da Diversidade – Realização: Prefeitura Municipal de Bauru - Secretarias Municipais de Cultura e do Bem Estar Social e ABD. Apoio: CADS e CDS.


Das 14h00 às 20h00 – atividades esportivas e culturais.
20h00 – Show Gloria Groove – Encerramento.

Disponível em: https://www.facebook.com/associacaobaurupeladiversidade/




Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação começa no próximo DomingoSemana de Combate ao Preconceito e Discriminação começa no próximo DomingoSemana de Combate ao Preconceito e Discriminação começa no próximo DomingoSemana de Combate ao Preconceito e Discriminação começa no próximo DomingoSemana de Combate ao Preconceito e Discriminação começa no próximo Domingo