04/10/2018 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda
Fórum discute importação e exportação em Bauru
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), em parceria com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e com a Universidade do Sagrado Coração (Usc), realizou o Fórum de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional de Bauru, na última terça-feira (02).
O Fórum teve como objetivo auxiliar as empresas que realizam a importação e exportação de produtos e serviços, bem como as indústrias que desejam expandir seus negócios para outros países.
O evento contou com cerca de 200 inscritos e ocorreu das 19h às 22h, no Auditório Madre Clélia, localizado no Bloco J da Universidade do Sagrado Coração. O Fórum abordou a importância e as vantagens das atividades de exportação e importação, além dos dados da cidade de Bauru e suas ferramentas para essas práticas.
De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), os principais produtos exportados pelo município de Bauru entre janeiro e agosto de 2018 foram barras de ferro ou aço não ligados (39%), carnes de animais da espécie bovina (15%), e acumuladores elétricos e seus separadores (8,3%). Bolívia (44%), Filipinas (9,9%) e Espanha (5,2%) estão no topo do ranking dos países para os quais Bauru mais exporta.
Entre os produtos mais importados pela cidade, estão a borracha misturada, não vulcanizada, em formas primárias ou em chapas, folhas ou tiras (21%), as preparações alimentícias não especificadas nem compreendidas noutras posições (9,5%) e os alcoóis acíclicos e seus derivados halogenados, sulfonados, nitrados ou nitrosados (5,7%). Argentina (23%), China (20%) e Estados Unidos (11%) são os países dos quais Bauru mais importa produtos.
As exportações do município entre janeiro e agosto de 2018 foram avaliadas em US$ 162,34 milhões, enquanto as importações ficaram em torno de US$ 52,96 milhões, segundo o MDIC.