29/11/2018 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Sedecon realiza I Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário de Bauru no Senai

Nesta quarta-feira (28/11), das 08h30 às 16h, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, realizou a I Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário, no Senai Bauru.


O evento recebeu o apoio de organizações como a Agência de Desenvolvimento Paulista - Desenvolve SP, Investe SP, Comissão Municipal Provisória de Tecnologia e Inovação, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Sebrae Aqui, PEIEX e CIESP Bauru, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores.

Empresários bauruenses e da região, além de universitários das instituições de Ensino Superior do município, estiveram presentes no evento.

No período da manhã, as instituições parceiras realizaram palestras voltadas ao tema “Empresas e Indústrias 4.0”, divulgando linhas de crédito para projetos de expansão, modernização, inovação, compra de máquinas, equipamentos e capital de giro.


Já no período da tarde, objetivando a identificação de soluções inteligentes e inovadoras, voltadas à resolução dos desafios encontrados na cidade de Bauru, o evento recebeu estudantes, professores, coordenadores e diretores das Instituições de ensino Superior de Bauru, inscritos para concorrer à Primeira Edição do Prêmio Solucionar, reconhecimento que foi outorgado à organização universitária que apresentou o projeto destaque desta edição.

O grande ganhador do ano de 2018 foi o Projeto de Extensão “Comunicação 3.0”, da Universidade do Sagrado Coração (USC), que recebeu o Prêmio Solucionar pela conquista do primeiro lugar. O Desafio Escolhido e a Solução Proposta pelos integrantes do projeto basearam-se no aumento da participação da população na Coleta Seletiva de Bauru.

A I Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário contou com a inscrição de dez projetos distintos. Do total, quatro foram desenvolvidos por alunos e docentes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP Bauru, cinco pela Universidade do Sagrado Coração (USC) e um pela Instituição Toledo de Ensino (ITE).

A Banca Avaliadora foi composta por cinco integrantes: Ademir Redondo, Diretor da Escola SENAI de Bauru, Wilson Nishimura, Gerente Regional do SEBRAE Bauru, Robson Carmona, Diretor da ASSERTI Bauru, Carlos Mola, Coordenador da área de Projetos de Inovação da Paschoalotto e Fábio Duran, Gerente de Serviços na Lecom Tecnologia.

Os Critérios de Avaliação foram pautados em nove pilares, sendo eles a qualidade técnica da forma e conteúdo, profundidade da abordagem, amplitude e atualidade do desafio escolhido, multiplicidade de fontes, enfrentamento das consequências sociais e humanas, contextualização socioeconômica, propositura de soluções, fidelidade do protótipo em relação à síntese do projeto escrito e o potencial de aplicabilidade.

A partir desta quinta-feira (29), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, encaminhará individualmente aos participantes inscritos, as notas cedidas pela Banca Avaliadora.

Vale lembrar que a Conferência de Negócios e empreendedorismo Universitário de Bauru, integra o planejamento da Secretaria, buscando fomentar as discussões sobre inovação e tecnologia no município e promovendo a aproximação entre o Poder Público e os Centros Acadêmicos. Ariel Barca, Diretor de Logística e Novos Negócios da Sedecon, afirma que a próxima edição do evento, já está confirmada para o ano de 2019.




Sedecon realiza I Conferência de Negócios e Empreendedorismo Universitário de Bauru no Senai