22/05/2020 | Saúde

Iniciado inquérito sorológico para avaliar disseminação da Covid-19 no município

Teve início nesta sexta-feira (22), pela Secretaria de Saúde, o Inquérito Sorológico casa a casa para mapear a circulação do coronavírus na cidade. Neste primeiro dia foram realizados 86 testes, todos com resultado negativo.

De acordo com a Divisão Epidemiológica da Secretaria, serão realizados 1.400 testes rápidos para o levantamento, seguindo protocolo técnico fornecido pelo membro do Comitê Estadual do Covid, Carlos Magno Fortaleza. Serão visitadas todas as regiões da cidade, distribuídas em 25 microterritórios e sorteadas por setor censitário. Em cada setor serão coletadas três amostras por sexo e faixa etária, de forma aleatória.

As equipes que realizam as coletas são compostas por 28 agentes de saneamento e 14 profissionais da área de saúde, incluindo enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas. No ato da visita para a coleta sorológica os profissionais, devidamente uniformizados, utilizam crachás da Prefeitura e não entram nas residências.

Iniciado inquérito sorológico para avaliar disseminação da Covid-19 no municípioIniciado inquérito sorológico para avaliar disseminação da Covid-19 no municípioIniciado inquérito sorológico para avaliar disseminação da Covid-19 no município