11/09/2020 | Saúde

Promai realiza ação a idosos para conscientização sobre Setembro Amarelo

Neste quinta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Secretaria de Saúde por meio do Programa Municipal de Atenção ao Idoso - Promai, realizou uma ação aos idosos da unidade. Apesar da oficialização deste dia na prevenção ao suicídio, durante todo o mês de setembro acontece a campanha brasileira do Setembro Amarelo.

Este ano em função da pandemia, não serão realizadas atividades em grupo nem palestras (como ocorreram nos anos anteriores). Contudo, as unidades de saúde estarão ainda mais atentas para esta questão que é de saúde pública.

A ação no Promai foi realizada pelos profissionais da unidade, com a abordagem de cerca de 30 idosos com a conscientização verbal sobre o tema na sala de espera. Também houve a entrega de folders com frases motivacionais e folhetos informativos com locais e telefones de ajuda para suporte emocional: Centros de Apoio Psicossocial – Caps e o Centro de Valorização a Vida.

Conforme o Coordenador do Serviço de Atenção Domiciliar Nelson Gregio Neto, a ação teve o intuito de incentivar e sensibilizar tanto os idosos quantos seus familiares a quebrar os estigmas e mitos existentes em torno do assunto. “É necessário conscientizar a sociedade em geral que problemas como depressão que estão diretamente relacionados ao suicídio é uma doença, e por isso deve ser tratada”, ressaltou. Para isso, é necessário encaminhamento médico de alguma Unidade Básica de Saúde e o agendamento ser realizado via CROSS.”

O Promai conta com um psicólogo para atendimento dos usuários cadastrados na unidade, mas também realiza atendimentos para os demais idosos do município. Para isso é necessário o encaminhamento médico por alguma Unidade Básica de Saúde e o agendamento via CROSS.

Neto explica que o atendimento de idosos para Psicologia no Promai está voltado para os usuários que apresentem quadro emocional alterado persistente e que esteja ocasionando prejuízos a sua saúde, que “tenha sintomas depressivos, tristeza persistente ou rebaixamento significativo da capacidade de autocuidados associadas à perda de cônjuge, filhos e/ou familiares”, explica.

O Programa Municipal de Atenção ao Idoso – Promai, está localizado na Praça Rodrigues de Abreu, nº 3-60, Centro. O telefone para contato é (14) 3227-0423.

Promai realiza ação a idosos para conscientização sobre Setembro AmareloPromai realiza ação a idosos para conscientização sobre Setembro AmareloPromai realiza ação a idosos para conscientização sobre Setembro AmareloPromai realiza ação a idosos para conscientização sobre Setembro Amarelo