11/09/2020 | Meio Ambiente, Saúde, Gabinete

FARMÁCIA PET - população de baixa renda terá farmácia veterinária gratuita em Bauru

Projeto de Lei é pioneiro no Estado de São Paulo


A Prefeitura de Bauru, por meio das secretarias municipais do Meio Ambiente e de Saúde, está encaminhado para a Câmara Municipal, o Projeto de Lei 68/2020, que visa implantar a Farmácia Pet no município de Bauru.

O objetivo da iniciativa é que a população de baixa renda tenha um local para retirada gratuita de medicamentos para tratamento veterinário na cidade.

A iniciativa, que é pioneira no Estado de São Paulo, se baseia no sucesso do Programa Farmácia Popular, do Governo Federal e pretende diminuir as estatísticas de abandono animal na cidade, promovendo a responsabilidade consciente dos cuidadores e facilitando o acesso dos animais a uma vida com mais qualidade, saúde e com menos sofrimento.

A criação deste programa faz parte de uma cadeia de ações visando à proteção animal, iniciadas desde 2017. Já foram implantados o Castramóvel (veículo itinerante para castração de animais domésticos de famílias em situação de vulnerabilidade) e o programa de castração conveniando clínicas veterinárias privadas no município.

Está em fase de implantação o Centro de Acolhimento e Cuidados de Animais Abandonados, onde funcionará também o Hospital Público Veterinário para famílias de baixa renda. O imóvel localizado na Avenida Rodrigues Alves foi doado à Prefeitura pelo Governo do Estado no final do ano passado, e que está passando por reformas e adaptações.

FARMÁCIA PET - população de baixa renda terá farmácia veterinária gratuita em Bauru