05/11/2020 | Saúde

Saúde disponibiliza mais de mil mamografias em Campanha Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde, durante o mês passado com a Campanha Outubro Rosa, realizou diversas ações para conscientização de mulheres quanto a prevenção do câncer de mama e colo de Útero.

Entre as ações, houve a intensificação dos agendamentos e coletas de exames de mama e papanicolau, além do incentivo para realização da mamografia as mulheres na faixa etária de rastreamento, entre 50 e 69 anos. Ações estas que resultaram em uma grande demanda de mamografias por mulheres na faixa de rastreamento que ainda não tinham realizado o exame este ano.

Para outubro e novembro foram disponibilizadas 1214 vagas (entre serviços municipais, Hospital Estadual e Maternidade Santa Izabel), sendo 555 em outubro e 659 para novembro. Considerando o aumento na demanda de mamografias, os serviços municipais irão disponibilizar mais 164 vagas para novembro buscando atender estas mulheres.

Mas vale ressaltar que em outubro foi registrado a média superior a 30% de faltas de mulheres que agendaram o exame e não compareceram. A Secretaria de Saúde reforça a importância do comparecimento das mulheres que agendaram os exames para que não percam a oportunidade ou ocupem a vaga de outras mulheres que realmente tenham interesse. Em caso da impossibilidade de comparecimento é necessário que avisem as unidades de saúde para que a vaga possa ser passada a outra pessoa.


Ações

As ações contaram com a participação de diversas Unidades Referências, como o Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer (SOPC), que confeccionou folders explicativos sobre a Campanha Outubro Rosa, entregues a diversas empresas, Famesp, Hospital de Base e SESI.

A equipe da unidade também participou do Dia Rosa de consultas ginecológicas, realizado no sábado, dia 24 de outubro, na Casa da Mulher. Nesta ação, foram atendidas 100 mulheres que passaram por consulta, incluindo a coleta de papanicolau e avaliação das mamas. Destas, 48 mulheres também foram agendadas para realizarem a mamografia.

A Clínica CEO de Bauru participou da Campanha com a entrega de kits de higiene bucal e o folheto informativo do Outubro Rosa desenvolvido pelo SOPC. Houve a confecção de 30 embalagens em TNT rosa e a equipe adquiriu camisetas personalizadas para a ocasião, buscando despertar a atenção dos usuários.

O folder produzido pelo SOPC também foi entregue aos pacientes pelo CEREST e pelo Programa Municipal de atendimento ao Idoso – Promai durante o mês, tanto na frente da unidade, como na pós consulta, na comemoração do Dia do Idoso e aos pacientes que fizeram viagens pelo programa municipal Transporte Fora do Domicílio, por meio da Divisão de Frota.

Além destas unidades, as ações foram desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde com palestras, decoração do ambiente, orientações, além da distribuição de cartazes, kits e brindes. A prefeitura também contou também com o apoio da Prevê Objetivo, OAB de Bauru e o Ambulatório Municipal de Fisioterapia (AMF), que em parceria ao Pet Saúde da Unesp produziu vídeos para divulgação aos pacientes do ambulatório.

Saúde disponibiliza mais de mil mamografias em Campanha Outubro RosaSaúde disponibiliza mais de mil mamografias em Campanha Outubro RosaSaúde disponibiliza mais de mil mamografias em Campanha Outubro RosaSaúde disponibiliza mais de mil mamografias em Campanha Outubro RosaSaúde disponibiliza mais de mil mamografias em Campanha Outubro RosaSaúde disponibiliza mais de mil mamografias em Campanha Outubro Rosa