14/01/2021 | Gabinete

Suéllen participa de reunião com o governo do Estado e leitos devem ser liberados

A prefeita Suéllen Rosim participou de reunião com o governo do Estado nesta quarta-feira (13), em São Paulo. O encontro teve a presença do governador João Doria, do vice-governador Rodrigo Garcia e do secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. O assunto era a volta às aulas, mas Suéllen também aproveitou para levar ao Estado a situação da saúde na região de Bauru.

Uma das preocupações do novo governo municipal é com o número de leitos nos hospitais, que são geridos pelo Estado, como Hospital de Base (HB), Hospital Estadual (HE) e o Hospital das Clínicas (HC), que está funcionando como unidade de campanha para casos de coronavírus. A prefeita destacou ao governo estadual a necessidade de ampliação de vagas

No encontro, a informação passada pelo Estado é que dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) serão criados no HC, nos próximos dias, para tratamento de casos graves de coronavírus. Também serão liberados mais dez leitos clínicos no HB, para o tratamento de outras doenças. A ampliação de vagas é cobrada para dar conta da demanda, pois os hospitais atendem tanto moradores de Bauru como da região. “O governo estadual autorizou dez leitos de UTI no HC, para casos de coronavírus, estas vagas devem ser abertas nos próximos dias, e mais dez leitos clínicos no HB, para outros tipos de tratamento, ainda sem um prazo exato para começar, mas esperamos que seja o quanto antes, para melhor atender a população”, afirma Suéllen.

RADIOTERAPIA
Aproveitando a visita, a prefeita também levou ao governo do Estado a situação envolvendo a radioterapia em Bauru. A prefeitura foi informada, em reunião nesta terça-feira (12), que o convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Nair Antunes Instituto do Câncer (Naic) acaba no final de fevereiro. A partir de então, os pacientes de Bauru e região teriam que se deslocar até o Hospital Amaral Carvalho, em Jaú.

O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias destacou a importância da região toda se mobilizar para evitar o fim do convênio. Em conversa com o Estado, Suéllen demonstrou a preocupação com a possível interrupção de tratamento aos pacientes com câncer. “Já levamos esta preocupação ao governador, e o que nos foi informado é que os pacientes continuarão com o tratamento. O Estado vai discutir se fará um novo convênio ou renovará o atual, mas nos garantiu que não vai desassistir os pacientes. Vamos seguir acompanhando e cobrando”, destaca.

AULAS
Na reunião com os prefeitos, Doria avisou que a rede estadual retomará as aulas em 1 de fevereiro. Em Bauru, a prefeitura está elaborando um decreto, que será publicado nos próximos dias, com a regulamentação necessária para a volta das aulas presenciais, com as normas de biossegurança e outros detalhes, que estão em discussão e serão oportunamente divulgados.

Suéllen participa de reunião com o governo do Estado e leitos devem ser liberadosSuéllen participa de reunião com o governo do Estado e leitos devem ser liberadosSuéllen participa de reunião com o governo do Estado e leitos devem ser liberados