28/01/2021 | Agricultura e Abastecimento, DAE

Secretaria de Agricultura e Abastecimento abre chamamento para a recomposição florestal da APP do Rio Batalha

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SAGRA), está convocando todos os proprietários rurais situados na bacia do Alto Batalha, referente a montante da represa de captação do Departamento de Água e Esgoto (DAE/Bauru), para o desenvolvimento de ações para a recomposição florestal de Áreas de Preservação Permanente (APP).

A convocação atende ao Código Florestal e ao Plano Municipal de Mata Atlântica e Cerrado, além do Programa Conservador das Águas na Bacia do Batalha e terá práticas mecânicas de conservação do solo como: implantação de curvas de nível em pastagens e adequação de estradas rurais, evitando assim o assoreamento dos mananciais que abastecem o Município de Bauru.

O engenheiro florestal Gabriel Guimarães Motta, que chefia a Seção de Recursos Naturais da Secretaria ressalta que “a SAGRA tem se empenhado no manejo da bacia do Batalha para promover a conservação e recuperação desta e reforça o chamamento público em busca dos proprietários rurais para realizar a parceria para o desenvolvimento dessas ações, dando sequência ao Programa Conservador das Águas na Bacia do Batalha”.

As áreas serão selecionadas através de critérios técnicos e que representem maiores riscos ambientais para a bacia de contribuição da lagoa de captação do Rio Batalha. Os interessados em participar devem fazer contato com a Seção de Recursos Naturais na sede da SAGRA, situada na Av. Nuno de Assis, 14-60, pelo telefone 3235-1400 ou pelo e-mail gabrielmotta@bauru.sp.gov.br.


O Programa Conservador das Águas na Bacia do Batalha

O Programa Conservador das Águas na Bacia do Batalha é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bauru, através da SAGRA e DAE, objetivando a assistência técnica ao produtor rural através de projetos de conservação do solo na Bacia do Alto Batalha, porção da APA estadual situada entre as nascentes na serra da Jacutinga e a estação de captação, a qual abastece 40% da população municipal de Bauru.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento abre chamamento para a recomposição florestal da APP do Rio Batalha