16/02/2021 | Educação, Gabinete

Prefeita Suéllen e ministros anunciam criação de escola cívico-militar em Bauru

A prefeita Suéllen Rosim recebeu, na tarde desta segunda-feira (15), os ministros Milton Ribeiro (Educação) e Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), na Prefeitura de Bauru. Eles anunciaram que o município será contemplado com a criação de uma escola cívico-militar, formato que vem sendo desenvolvido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Nos próximos meses, os detalhes para a implantação da unidade serão definidos.

A secretária municipal de Educação, Maria do Carmo Kobayashi, participou da reunião que tratou do assunto. Em seguida, a prefeita e os dois ministros fizeram o anúncio para a imprensa, também com a participação de diversos vereadores. O imóvel que abrigará a escola ainda será definido – ou se um novo prédio deverá ser construído.

De acordo com o ministro Milton Ribeiro, a escola proporcionará uma formação de qualidade a milhares de jovens. Foi colocada a possibilidade da unidade atender diversas faixas de ensino, como o fundamental e o médio, com a contratação de professores civis e também a participação de militares da reserva. A distribuição dos custos entre município e governo federal também estão sendo discutidos.

O anúncio foi recebido com entusiasmo. “Bauru é um dos primeiros municípios escolhidos, e agora vamos trabalhar para viabilizar a criação da escola até o final do ano. São vários detalhes que precisamos discutir ainda, mas a confirmação de que teremos esse investimento é muito importante”, afirma a prefeita. Além da escola cívico-militar, Suéllen conversou com os ministros sobre destinação de verba para a construção de novas creches e para a aquisição de ônibus escolares para o transporte de alunos.

INOVAÇÃO
Já o ministro Marcos Pontes também falou que Bauru deve ser selecionada para receber um centro de tecnologia e inovação, tendo como foco principal a área de transportes. “A região de Bauru tem uma vocação forte para o transporte, tanto ferroviário como o rodoviário e aéreo. Vemos muito potencial para um centro de inovação na área de transportes”, disse. O ministro comentou também que Bauru também pode ter um Museu Aeroespacial.

VÍNCULOS
O ministro Milton Ribeiro lembrou que morou em Pederneiras e Piratininga, e que se formou na Instituição Toledo de Ensino (ITE). “Tenho muito vínculo com Bauru e região. Então é sempre bom retornar aqui e poder trazer uma boa novidade como esta”, declarou. Já o ministro Marcos Pontes nasceu em Bauru, e morou na infância e na juventude no município, onde tem familiares até hoje.

HC
A prefeita Suéllen Rosim aproveitou a presença dos dois ministros do governo federal para reforçar o pedido que já fez para a União no mês passado, quando esteve em Brasília. Ela solicita apoio para a abertura definitiva do Hospital das Clínicas (HC), com a possibilidade de ser transformado em um hospital universitário, com aporte de recursos federais.

Os ministros se colocaram à disposição para contribuir. O início do funcionamento do HC é colocado como prioridade pelo governo municipal, para reduzir a espera por leitos para pacientes de Bauru e região, não apenas durante a pandemia, mas também posteriormente.

Os vereadores Marcelo Afonso, Manoel Losila, Coronel Meira, Eduardo Borgo, Guilherme Berriel, Lokadora, Beto Móveis, Júnior Rodrigues, Pastor Bira e o presidente da Câmara, Markinho Souza, acompanharam a visita dos ministros, bem como o recém-empossado vereador Júlio César.

A prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militarA prefeita Suéllen Rosim recebeu os ministros Milton Ribeiro e Marcos Pontes para anúncio de escola cívico-militar