10/06/2021 | Obras

Faxina de cabos mortos retira 1.600 quilômetros de fios de postes da cidade

Até o segundo semestre deste ano devera ser concluída em Bauru a ação denominada “Faxina de Cabos Mortos”. A ação consiste na retirada de fios e cabos irregulares e inutilizáveis, dos quais muitos se encontram caídos ou enrolados de maneira precária.


De acordo com a Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru (Coinfra),
“o cabeamento abandonado no espaço público oferece risco à segurança de pedestres e motoristas e compromete a qualidade dos serviços públicos prestados à população, além de transmitir uma imagem de desleixo e desorganização”.


Segundo o presidente da entidade, engenheiro Carlos Kirchner, a Faxina de Cabos Mortos que começou em abril de 2018, foi prejudicada pela pandemia da Covid-19, “mas já possibilitou a retirada de 1.600 km de cabos mortos (inutilizados) dos postes de iluminação, extensão equivalente a uma viagem ida e volta Bauru-Rio de Janeiro. Dos 12 setores designados pelo Plano Diretor da Cidade, concluímos 10 e acreditamos que no segundo semestre terminaremos o serviço”, prevê Kirchner. O volume de cabos retirados é estimado em 64 toneladas.



A comissão criada pelo Decreto Municipal n.º 13.559/17, foi a primeira do tipo implantada no Brasil é composta por membros da Prefeitura Municipal de Bauru, CPFL e empresas de telecomunicação, além da sociedade e profissionais da área de engenharia.



O Secretário de Obras, Leandro Joaquim, destaca que a Comissão foi criada com o objetivo de trabalhar a questão de distribuição de cabos elétricos e de fibra ótica nos postes de iluminação pública. “O problema é que existia um emaranhado gigantesco desse tipo de fiação e não existia um controle do cabeamento morto, que é aquele cabo que a empresa deixou de utilizar, mas que continuava nos postes. A partir daí, a Coinfra, com a supervisão do Poder Público, vem realizando este trabalho de remoção dessa fiação” enfatizou o Secretário.

Faxina de cabos mortos retira 1.600 quilômetros de fios de postes da cidadeFaxina de cabos mortos retira 1.600 quilômetros de fios de postes da cidadeFaxina de cabos mortos retira 1.600 quilômetros de fios de postes da cidadeFaxina de cabos mortos retira 1.600 quilômetros de fios de postes da cidade