11/06/2021 | Saúde

Vacinação da Influenza acontece neste sábado em Bauru

A Secretaria de Saúde vai aplicar a vacina contra a Influenza neste sábado (12), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde de Família (USF), das 8h às 16h. O Promai também será ponto de vacinação, para os idosos. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicarão esta vacina em Bauru.

A partir deste sábado, novos públicos entram na campanha de vacinação, casos dos caminhoneiros, profissionais do transporte rodoviário, membros das forças de segurança e salvamento – como policiais e bombeiros, e membros das Forças Armadas.

Também podem receber a vacina as pessoas com 60 anoso completos ou mais, gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos, indígenas, profissionais da educação e profissionais da saúde. A vacina da gripe – Influenza é aplicada em dose única, e protege da H1N1, H3N2 e Influenza B, sendo oferecida anualmente pelo Ministério da Saúde.

As pessoas que vão tomar a vacina devem apresentar RG e CPF, e se possível, a carteira de vacinação. Para as pessoas que já receberam a vacina da Covid-19, é necessário mostrar também o cartão onde consta a aplicação desta, pois é necessário um intervalo de 15 dias entre as vacinas.

INTERVALO ENTRE VACINAS
Para quem recebeu a vacina Coronavac, é necessário aguardar 15 dias após a aplicação da segunda dose antes de tomar a vacina da Influenza. Já para quem recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford, é necessário aguardar 15 dias após a aplicação da primeira ou da segunda dose – é possível tomar a vacina da gripe no intervalo entre as duas doses, que é de três meses, sempre respeitando o prazo de 15 dias entre um imunizante e outro.

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde pede que essas pessoas levem a carteira com as datas em que tomou a vacina da Covid-19, para agilizar a verificação por parte dos profissionais das unidades de saúde.

A vacinação da Influenza vai acontecer neste sábado das 8h às 16h em Bauru