20/08/2021 | Obras

Secretaria de Obras substitui lâmpadas por LED em praças com postes ornamentais

A Secretaria Municipal de Obras, por meio da Divisão de Iluminação Pública, realiza a substituição de lâmpadas de sódio por LED em praças que possuem postes ornamentais.

O investimento da Prefeitura na iluminação de LED nas praças do município é uma ação de sustentabilidade que objetiva a preservação do meio ambiente. Isso porque a lâmpada LED oferece mais luz com pouco gasto, além da vida útil que chega a ser 25 vezes maior. Assim, além do menor impacto ambiental, a substituição das lâmpadas irá resultar em maior economia ao município.

A iniciativa que acontece desde 2017 faz parte das ações da Diretiva do Programa Município VerdeAzul, pelo qual o município de Bauru recebe certificação há três anos seguidos. Neste período houve redução no consumo de energia, com o registro de menos 246.751 KWh somente entre os anos de 2017 a 2019.

De acordo com a Secretaria de Obras, “apesar da troca das lâmpadas ser apenas o começo do que deve ser trabalhado no âmbito da iluminação pública, estes parâmetros e análises contribuem para o norteamento de ações. Além de levar o município a um grau mais elevado de sustentabilidade, com o objetivo de tornar a cidade cada vez melhor de se viver”.


Programa Município VerdeAzul

O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, e tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O Programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

As dez diretivas ambientais avaliadas são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Secretaria de Obras substitui lâmpadas por LED em praças com postes ornamentaisSecretaria de Obras substitui lâmpadas por LED em praças com postes ornamentaisSecretaria de Obras substitui lâmpadas por LED em praças com postes ornamentais