06/10/2021 | Agricultura e Abastecimento

Acolhidos do Esquadrão da Vida realizam primeiro plantio no espaço Cemeia

Pacientes acolhidos da Casa de Passagem do Esquadrão da Vida, entidade que atua no acolhimento de pessoas em situação de rua, participaram nesta terça-feira (05), de mais uma visita semanal ao espaço Cemeia, projeto da Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Educação.

Na oportunidade o grupo realizou o primeiro plantio de verduras e hortaliças na horta experimental que está sendo implantada no local. Acompanhados do cuidador e de uma psicóloga, o grupo foi orientado pelos coordenadores do Cemeia, sobre o espaçamento entre as folhosas (verduras), entre 20 e 25 centímetros e dos legumes (hortaliças de fruto), com o espaçamento de 70 centímetros nos canteiros.

Para viabilizar o plantio, as mudas foram fornecidas pelo Departamento de Agricultura de Tibiriçá. Entre as folhosas (verduras) foram plantadas alface, salsa, cebolinha e couve; entre as hortaliças de frutos, quiabo, berinjela, jiló e pepino. A partir de 25 dias os abrigados do Esquadrão da Vida poderão realizar as primeiras colheitas de verduras.

Segundo o coordenador do Projeto Cemeia, Guto Camargo, “o objetivo deste trabalho terapêutico/laboral, que ocorre uma vez por semana, é trabalhar o psicológico destas pessoas e, ao mesmo tempo proporcionar uma aprendizagem aos acolhidos que pretendam dar um novo rumo em suas vidas. Além disso, os alimentos frescos e saudáveis cultivados por eles no Cemeia serão destinados à Casa de Passagem do Esquadrão da Vida”, enfatizou Camargo.

Acolhidos do Esquadrão da Vida realizam primeiro plantio no espaço CemeiaAcolhidos do Esquadrão da Vida realizam primeiro plantio no espaço CemeiaAcolhidos do Esquadrão da Vida realizam primeiro plantio no espaço Cemeia