08/10/2021 | Educação

Chega ao fim a 21ª Semana da Educação Municipal de Bauru

A Semana da Educação Municipal de Bauru é um evento muito aguardado todos os anos, e nesta 21a edição trouxe palestras, minicursos e debates que provocaram a reflexão entre profissionais que se preocupam com a educação na cidade.

A edição de 2021 foi online e teve como temática “Diálogos e reflexões no contexto escolar: desafios e ressignificações”, após uma grande reviravolta que transformou o mundo, devido à pandemia da covid-19. A abertura oficial aconteceu na segunda-feira, dia 4 de outubro de 2021, e teve encerramento na quinta-feira (7).

“A SEMB 2021 é um momento de formação continuada em que os participantes têm a oportunidade de refletir sobre assuntos atuais e de grande relevância para a educação. Este ano com o tema “Diálogos e reflexões no contexto escolar: desafios e ressignificações”, promovemos debates pautados no reconhecimento das ações pedagógicas, compartilhamos de excelentes trocas de experiências, trabalhos importantes no Congresso e participação significativa nos minicursos. Uma semana grandiosa em que o nosso município oportuniza diálogos entre pessoas de outras localidades com o mesmo objetivo, uma educação pública de qualidade”, expõe Kelli Cristina do Prado Corrêa, diretora do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação.

PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira (4), a abertura contou com a palestra “Mediação e Ressignificação das Tecnologias na Educação Básica”, e foi mediada pela Profa. Dra. Lígia Maria Ramazzini Remaeh (Secretaria Municipal da Educação de Bauru) e coordenada pelo Prof. Dr. Daniel Ribeiro Silva Mill (UFSCAR). A Secretária da Educação, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, esteve presente.

A cerimônia também teve um pocket show da banda bauruense “Bandu Capital”, tocando sucessos do rock nacional. Cover oficial da banda “Capital Inicial”, tem Paulo Eduardo Campos como vocalista, Vinicius Stoian como tecladista, Thiago Morais e Dueiny Godoi como guitarristas, Diego Cescato como baterista e Daniel Lenharo como baixista.

Já na terça-feira (05), a SEMB2021 englobou o 11º Congresso Municipal de Educação. Com início às 19h, as sessões de comunicação oral aconteceram ao vivo pelo Google Meet e contaram com certificação mediante inscrição prévia e preenchimento de lista de presença.

Os minicursos “O Teatro de Objetos na Contação de Histórias”, “Kawariehon - livro articulado propulsor da criatividade”, “Patrimônio Ferroviário, Memória e Identidade” e “Recursos Educacionais abertos como ferramentas de aprendizagem online”, foram realizados na quarta-feira (06), alternados em turmas das 09h às 11h e das 14h às 16h.

No último dia da SEMB2021, o 9º Fórum Infanto Juvenil integrou o evento, propondo a discussão sobre Grêmios estudantis. O educador Jorge Neves, do SESC Bauru, foi o responsável pela mediação e a coordenação ficou por conta de Vinícius de Leon Silva (EMEF Nacilda de Campos), do documentarista Thiago Carvalhaes e de Fernanda Costa Garcia (Secretaria Municipal da Educação Bauru).

Chega ao fim a 21ª Semana da Educação Municipal de Bauru