09/10/2021 | Agricultura e Abastecimento

Jardim Sensorial do Projeto Cemeia chega a 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai visitantes

O Jardim Sensorial do Projeto Cemeia chega à marca de 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai cada vez mais visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre as propriedades destas plantas e ervas e vivenciar uma atmosfera diferente num espaço bonito e agradável. No local também há plantas que, embora não tenham a classificação ‘medicinal’, contém alguns destes princípios como maracujá, o tabaco, a folha da goiabeira, entre outras.

O Jardim Sensorial implantado há alguns anos na área do Cemeia, trabalha com os cinco sentidos, com destaque para o cheiro e o tato das plantas,o colorido delas e dos blocos do pneus, sendo que cada pneu tem um tipo de piso para as crianças ou qualquer outra pessoa que queira tocar esta superfície com os pés. Tem também as quedas d’água para estimular a audição.

O coordenador do Cemeia, Guto Camargo, explica que o Projeto conta com exemplares demonstrativos e não há prescrição de qualquer medicamento com base nestas plantas, até porque os coordenadores não têm formação nessa área. “A nossa proposta é fazer um resgate do passado, quando estas plantas e ervas medicinais eram largamente usadas na ‘cura’ de uma série de doenças e agora esta tradição se perdeu no tempo”, enfatizou

O Projeto Cemeia (Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana), uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Educação, funciona no Almoxarifado Central da Prefeitura, na avenida Rodrigues Alves esquina com avenida Hélio Pólice.

Jardim Sensorial do Projeto Cemeia chega a 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai visitantesJardim Sensorial do Projeto Cemeia chega a 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai visitantesJardim Sensorial do Projeto Cemeia chega a 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai visitantesJardim Sensorial do Projeto Cemeia chega a 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai visitantesJardim Sensorial do Projeto Cemeia chega a 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai visitantesJardim Sensorial do Projeto Cemeia chega a 70 plantas medicinais e aromáticas e atrai visitantes