15/10/2021 | Cultura

CACO abre inscrições para curso de Arte Sonora

O Coletivo de Arte Contemporânea de Bauru (CACO) está com inscrições abertas para o curso “Arte Sonora: histórico, meios e processos”, que tem início amanhã (16/10), das 14h às 16h. Para se inscrever, acesse: https://www.sympla.com.br/curso-arte-sonora-historico-meios-e-processos-com-marcelo-bressanin__1348762

O curso é gratuito e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. As aulas serão on-line, e acontecem em quatro encontros, nos dias 16, 23, 30 de outubro e 6 de novembro, com 2h de duração, das 14h às 16h. São oferecidas apenas 15 vagas e estão abertas até o preenchimento das vagas.

O curso ”Arte Sonora: histórico, meios e processos” tem como objetivos apresentar ao público interessado o campo da produção artística em arte sonora, considerando seus diversos formatos e processos criativos.

Programa do curso: as origens da arte sonora, desde o futurismo italiano, no contexto das vanguardas artísticas do início do século vinte; o conceito de "escuta", que se refere às relações entre a percepção auditiva e as relações sociais e políticas estabelecidas por meio de sonoridades; a ideia de instalação sonora, em diversos suportes, considerando procedimentos imersivos e diferentes tecnologias; a performance sonora, não necessariamente musical; o hibridismo de meios, as novas tecnologias que podem ser empregadas na produção no campo da arte sonora.

O Coletivo de Arte Contemporânea de Bauru (CACO) é uma plataforma de agenciamento e criação de projetos que contemplem múltiplas linguagens, valorizando aspectos formativos e de circulação de obras de artistas da região de Bauru.

As aulas serão dadas por Marcelo Bressanin. O professor atua como artista conceitual e dedica suas pesquisas à arte sonora e a suas relações com outras linguagens, em performances, instalações e outros formatos. Participou de programas de residência artística e em 2016 realizou sua primeira colaboração internacional com o artista chileno Cristian Espinoza, no projeto Corredor Eletromagnético Paulista, financiado pelo Fondo Nacional de Desarrollo Cultural y las Artes – FONDART (Chile). Atualmente desenvolve seu segundo mestrado no programa de pós-graduação em mídia e tecnologia (PPGMiT) na FAAC Unesp Bauru. Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas, também atuou como gestor cultural no SESC SP, no MIS SP e na Praça Victor Civita (SP).


Serviço
Curso “Arte Sonora: histórico, meios e processos”
Inscrições abertas até o preenchimento das vagas
Ficha de inscrição: https://www.sympla.com.br/curso-arte-sonora-historico-meios-e-processos-com-marcelo-bressanin__1348762
Início das aulas: 16 de outubro, das 14h às 16h

CACO abre inscrições para curso de Arte Sonora