15/10/2021 | Saúde

Bauru começa a aplicação da dose adicional para profissionais da saúde autônomos, e segue com vacinação para demais públicos

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, começa a aplicação da dose adicional da vacina da Covid-19 para profissionais da saúde autônomos na segunda-feira (18). A aplicação será na Etec, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Devem tomar a dose adicional os profissionais da saúde que receberam a segunda dose há 180 dias ou mais, portanto há seis meses – até abril deste ano. O agendamento já está liberado no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site.

Os profissionais da saúde da ‘linha de frente’ no combate da pandemia já estão recebendo a terceira dose desde a semana passada, em seus locais de trabalho. A vacinação na Etec será para os demais profissionais e trabalhadores da saúde. A pessoa deve comparecer na data e horário marcados e apresentar RG, CPF, comprovante de residência, o cartão com as doses anteriores e um comprovante de que é trabalhador ou profissional da saúde.

IDOSOS, IMUNOSSUPRIMIDOS E SEGUNDA DOSE
A vacinação segue ainda com a aplicação da dose adicional para idosos e pessoas imunossuprimidas. Devem tomar a dose adicional os idosos com 60 anos ou mais que receberam a segunda dose há 180 dias ou mais, portanto há seis meses – até abril deste ano. A aplicação acontece no Promai das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Europa e do Jardim Godoy das 11h20 às 12h, e uma vez por semana em cada Unidade de Saúde da Família (USF) das 10h40 às 11h20. A pessoa deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com as doses anteriores.

Já para as pessoas imunossuprimidas a aplicação é nas UBSs do Jardim Europa e do Jardim Godoy das 8h às 11h20. Devem tomar a dose adicional as pessoas imunossuprimidas que receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen há 28 dias ou mais. A pessoa deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência, o cartão com as doses anteriores e um documento que comprove esta condição de saúde.

Por fim, a aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac, da Pfizer/BionTech e da AstraZeneca/Oxford segue no período de 18 a 22 de outubro, também com agendamento obrigatório. A pessoa deve comparecer na unidade, na data e horário marcados, e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão com a primeira dose. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias para a Coronavac, 56 dias para a Pfizer/BionTech e 84 dias para a AstraZeneca/Oxford. Os prazos devem ser respeitados, e as pessoas que estão com atraso para tomar a segunda dose devem fazer o agendamento e procurar uma unidade de saúde para completar a vacinação.

A vacinação com a segunda a terceira doses segue em Bauru na semana que vem