24/11/2021 | Cultura

Quinzena da Cultura ocorre neste sábado

A Secretaria de Cultura realiza, neste sábado (27), o evento online “Quinzena da Cultura - Você também faz Cultura!”. As apresentações terão início às 17h e o público poderá acompanhar por meio do canal do Youtube da Secretaria de Cultura, no link https://www.youtube.com/c/SecretariadeCulturadeBauru

Integrando o projeto Culturas Remotas, o Quinzena da Cultura faz parte do evento Culturas Remotas 12, que tem o objetivo de promover um debate virtual sobre a cultura em todas as suas dimensões, incluindo as formas que a cultura se manifesta na cidade, os fazeres e os saberes da cultura local e apresentações artísticas. O evento deve, ainda, levantar temas relevantes e pertinentes à Conferência Municipal de Cultura, prevista para 2022.

Acompanhe a programação:

17h - Renata Takahashi Vuolo - Vídeo sobre a história do Sanduíche Bauru

17h30 - Etiene “Tica” Amaro – Palhaçaria “Ticanic”
Em uma paródia leve, divertida e com elementos audiovisuais, a apresentação traz cenas do clássico filme “Titanic” para o universo da palhaçaria feminina. Tica é atriz, bacharela em artes cênicas e tem formação clownesca. Participa de diversas oficinas de formação para o trabalho de atriz e atualmente se dedica à palhaçaria.

18h - Hiel Moraes - Coreografia “A Espera”
A apresentação é um inusitado número de dança em plena Praça Rui Barbosa em Bauru, em que a situação de espera se transforma numa intervenção urbana coreografada. Hiel é bailarino, coreógrafo e professor de dança.

18h30 - Paulo Neves – Entrevista
No vídeo, o ator Fábio Valério entrevista o diretor de teatro Paulo Neves, que lança seu olhar para a cultura bauruense. Paulo Neves é historiador, jornalista, diretor e professor de teatro, já montou inúmeros espetáculos em seus 50 anos de carreira.

19h - Lizeth – Show “Tocando Amores”
A cantora apresenta o show voz e violão “Tocando amores”, com repertório que traz canções que falam de amor. Lizeth, que iniciou a carreira em 1987, já levou sua música para diversas casas noturnas, bares e unidades do Sesc.

19h30 - Merene Lobato – Coreografia “De Rei e Ney Todo Mundo tem um Pouco"
A bailarina faz uma homenagem coreográfica aos 80 anos de dois ícones da música popular brasileira: Ney Matogrosso e Roberto Carlos. Formada em dança e educação física, Merene Lobato atua como bailarina, coreógrafa e professora.

20h - Lara Mazeto - Vídeo-palestra sobre Patrimônio Cultural em Bauru
Graduada em artes visuais, especialista em museologia, colecionismo e curadoria, Lara Mazeto discute questões como os conceitos de patrimônio cultural, material e imaterial e explica quais são os órgãos responsáveis por desenvolver políticas para o setor, além de dicas para conservação do patrimônio material e preservação da memória oral.

20h30 - Simone Scaglione - Show "Projeto As Mulheres de Vinícius"
A cantora apresenta músicas que Vinicius de Moraes compôs em homenagem às mulheres. Simone tem uma extensa carreira nos palcos, onde experimenta diversos gêneros musicais, da MPB ao blues e jazz.

21h - Tatiana Calmon - Show "Pauta de Metal"
Nesta apresentação, a cantora revisita a obra e trajetória da banda Secos & Molhados. Tatiana Calmon é intérprete e compositora, com especial dedicação ao samba e carnaval.

21h30 - Mateus Torquato - Performance circense "Ocupação"
A apresentação aborda a questão da ocupação em seus diversos sentidos, como a ocupação de um cargo de trabalho, a ocupação corporal, espacial e social, em que a ação visa proporcionar a libertação dessa rotina angustiante. Mateus é artista de circo desde 2008, malabarista, portô e acrobata, com experiência em dança, teatro e música.

22h - Banda Supersonica - Show autoral da banda
Show autoral da banda bauruense que está em atividade desde 2008, e tem vários discos lançados. A apresentação faz um passeio pelo repertório da banda, formada por Marcio Lanzarini, no baixo, Euler Silva, na bateria, e Leo Couto, na voz e guitarra. O grupo já abriu shows para diversos artistas, como Sepultura, CJ Ramone, Vinnie Appice, Dr. Sin e Velhas Virgens.

22h30 - Overballs Freak Band - Show autoral da banda
Show autoral da banda Overballs Freak Band, que se apresenta com a formação de vocal, baixo distorcido e bateria. O grupo, que conta com Nôah Under Town Benanha, na voz, ErkMan, na bateria, e Carol, no contrabaixo, já fez diversos shows no circuito alternativo de Bauru e região.

TicaTati CalmonSupersonicaSimone ScaglionePaulo NevesOverballsMerene LobatoMateus TorquatoLizethHiel Moraes