01/12/2021 | Saúde

Saúde inicia nesta quarta-feira a campanha de testagem de HIV para lembrar o Dia Mundial de Combate à AIDS

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais e com apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento e Centro de Referência em Moléstias Infecciosas inicia nesta quarta-feira (01/12) a Campanha de Testagem de HIV e Sífilis - “Fique Sabendo 2021”, que prosseguirá até a próxima terça-feira (07).

Com o tema “Fique Sabendo - Faça o teste do HIV e da sífilis”, a campanha pretende destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens. A Campanha tem por objetivo estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste de HIV e de sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou o teste de HIV e/ou sífilis na vida e pertence aos grupos mais atingidos pelo HIV e pela sífilis.

Segundo a Coordenação Estadual, a pandemia de Covid-19 causou forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis nos municípios paulistas em 2020. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da Sífilis junto às populações mais expostas, e visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, favorecer a realização de novas testagens à população mais vulnerável, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

As unidades de saúde de Bauru participantes realizam atividades preventivas e de estímulo à realização de diagnóstico do HIV e da sífilis, com divulgação prévia da testagem na sua área de abrangência, adotando as medidas de prevenção e proteção contra o COVID-19, de forma a proteger usuários e profissionais de saúde. Durante a Campanha do Fique Sabendo 2021, o Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA) disponibiliza para população em geral, através de demanda espontânea o Aconselhamento e Testagem Rápida para o HIV e Sífilis. Desta quarta-feira (01/12), “Dia Mundial de Combate à AIDS”, até o dia 07/12, o atendimento será das 7h às 16h, com exceção da segunda-feira (6), que terá horário das 7h às 19h. Ressaltando que nos dias 4 e 5 (sábado e domingo) não haverá expediente.

Saúde inicia nesta quarta-feira a campanha de testagem de HIV para lembrar o Dia Mundial de Combate à AIDS