04/01/2022 | Economia e Finanças

Secretaria de Finanças informa sobre manutenção e aprimoramento no sistema tributário

A Secretaria de Finanças informa que realizará um procedimento de manutenção do novo sistema tributário, na noite desta terça-feira (4), a partir das 22h, após a constatação de lentidão no sistema, o que ocasionou dificuldade para a emissão de nota fiscal e outros serviços do sistema tributário. Uma primeira manutenção no servidor já foi realizada na manhã desta terça-feira, e mais uma ocorrerá à noite, para estabilização do sistema, dando mais agilidade aos usuários no acesso e emissão de nota fiscal.

Durante o período da manutenção, o novo sistema ficará com o acesso suspenso, e o funcionamento deve voltar ao normal em pouco mais de uma hora. A Secretaria de Finanças acompanhará a situação nos dias seguintes, dando o devido suporte junto com a empresa contratada e com o setor de Informática da Prefeitura de Bauru.

A pasta lembra ainda que mantém o Plantão Fiscal para casos dúvidas de contribuintes. Nos últimos dias, alguns contribuintes relataram instabilidade, o que vem sendo solucionado. O telefone do Plantão Fiscal é o (14) 3235-1000, ramal 2, o WhatsApp é o (14) 3223-1514, e o e-mail é o plantaofiscal@bauru.sp.gov.br. Somente nos primeiros dias de implantação, o novo sistema tributário já vem mostrando bons resultados. Das cerca de 19.700 empresas elegíveis para gerar nota fiscal, 6.900 já geraram nota com o novo sistema, 35% do total. Foram geradas 85.700 notas desde a implantação do novo sistema, em 22/12, e apenas neste ano já foram geradas 13.600 notas.

Por fim, a Prefeitura de Bauru destaca que o objetivo principal é buscar a evolução do sistema tributário, com as melhores práticas do mercado. A contratação da empresa que fez a implantação e segue no suporte foi por meio de licitação, com transparência e legitimidade, e neste período de transição algumas instabilidades podem ocorrer, mas o município está trabalhando para que o sistema seja normalizado com segurança e agilidade.