20/01/2022 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Casa do Empreendedor realizou mais de 19 mil atendimentos em 2021

Com foco em auxiliar as pessoas que buscam formalizar seu negócio, estimular parcerias e atrair investidores em suporte ao desenvolvimento econômico do município de Bauru, a Casa do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), realizou um total de 19.500 atendimentos durante o ano de 2021, sendo que destes 5.000 foram atendimentos remotos e 14.500 presenciais.

Nesse período, foram criadas 5.935 novas vagas de emprego através do Emprega Bauru, e 439 novas empresas foram cadastradas na plataforma. As salas do Espaço Inova Bauru foram utilizadas para realização de 43 processos seletivos, beneficiando aproximadamente 500 pessoas.

No mês de maio, a Casa do Empreendedor promoveu um mutirão para auxiliar os MEIs de Bauru a realizar a Declaração Anual de Faturamento. Durante a semana em que o mutirão foi realizado, foram atendidos mais de 600 microempreendedores, com uma média de 150 atendimentos por dia, sendo esses atendimentos remotos e presenciais.

Também foi realizado em agosto o “Regulariza MEI”, campanha anual de regularização do Microempreendedor Individual, em busca de evitar cobrança de multas e até mesmo o cancelamento do cadastro do MEI. A ação disponibilizou desde a formalização do MEI, baixa, alteração de cadastro, parcelamento dos débitos, declaração anual de faturamento e até a emissão das guias de pagamento, auxiliando 1.276 pessoas.

Foram formadas também novas turmas dos programas Via Rápida e Meu Emprego - Trabalho em Equipe, realizados em parceria com o estado com objetivo de oferecer capacitação profissional para quem busca oportunidades de trabalho, orientando os participantes de forma a encontrarem um emprego compatível com suas qualificações e habilidades. 260 pessoas foram capacitadas pelos programas durante suas edições.

A Sedecon promoveu, no mês de outubro, o evento “Gera Bauru”, no qual foram realizadas diversas oficinas e oferecidas mais de 2000 vagas de emprego e de estágio em diversos segmentos através do Mutirão do Emprego, em busca de incentivar a retomada da economia e auxiliar as pessoas em busca de emprego, com 4100 pessoas sendo atendidas durante o evento.

A Secretaria também participou do Retoma SP, evento promovido pelo governo estadual que buscou incentivar a retomada da economia e estimular o crescimento da cidade, contando com mais de 1.700 vagas de trabalho oferecidas por grandes empresas de Bauru e região, além de vagas divulgadas na plataforma Emprega Bauru. Foram realizadas também palestras com foco em auxiliar os MEIs e aqueles que estão à procura de um emprego, com 3.450 pessoas comparecendo ao evento.

O SEBRAE AQUI também segue com as divulgações de oficinas de capacitação e orientação técnica ao empresariado, com 590 pessoas atendidas, e, através do Programa Banco do Povo Paulista, foram firmados 154 contratos, com a liberação de R$2.517.282,80 em créditos.

SERVIÇO

A Casa do Empreendedor está atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio dos telefones (14) 3227-7819 / (14) 3232-1392. Devido ao período de pandemia, os atendimentos presenciais estão sendo realizados mediante agendamento prévio.

Casa do Empreendedor realizou mais de 19 mil atendimentos em 2021