20/01/2022 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda

Casa do Empreendedor e Inova Bauru são destaques em projeto de mapeamento de comunidades

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon) divulga os resultados sobre Bauru apontados pelo estudo Mapeamento de Comunidades, realizado pelo Sebrae-SP e a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

O projeto busca levantar dados relevantes sobre o ecossistema paulista através da investigação de comunidades, para encontrar maneiras de fomentar o empreendedorismo local, construir uma jornada de desenvolvimento com lideranças e formar um cenário mais próspero e de impacto para o Estado de São Paulo.

O estudo destacou a relevância da Casa do Empreendedor e do Inova Bauru no desenvolvimento econômico da cidade. A Casa é um órgão vinculado à Sedecon, com foco em reduzir a burocracia e orientar quem deseja abrir seu próprio negócio, como a etapa de ideação de startups, por exemplo. O Inova Bauru iniciou suas atividades em 2019, e conta com infraestrutura e serviços voltados ao empreendedorismo, inovação e tecnologia, além de já ter sediado oficinas e cursos ministrados pela equipe e pelos apoiadores da Sedecon, bem como projetos e parcerias em promoção ao empreendedorismo digital e formação de novas startups, entre outros.

Considerada a 35º melhor cidade do país para se empreender, Bauru já conta com 25 startups, com a maioria atuando na área de desenvolvimento de softwares e aplicativos e na criação de tecnologias para auxiliar a área da saúde.

Além disso, com a presença da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), o município é considerado o 18º melhor do país em capital humano. A pesquisa apontou também um grande apoio por parte do governo da cidade no incentivo e financiamento de programas e iniciativas de pesquisa e infraestrutura em fomento à inovação e ao empreendedorismo.

O mapeamento pode ser acessado através do link: https://www.abstartups.com.br/mapeamento-sebrae/

Sebrae for Startups

Sebrae for Startups apoia e impulsiona o ecossistema de inovação no Estado de São Paulo, estabelecendo conexões entre startups e parceiros estratégicos de negócios. Desde a etapa de ideação até o momento de acesso a capital, busca oferecer soluções para garantir o melhor apoio a startups e seu crescimento sustentável.

Abstartups

A Associação Brasileira de Startups existe para construir o ambiente ideal para as startups transformarem o país. A associação inspira, capacita, conecta e advoga pelas startups, porque acredita no papel da inovação como motor de transformação positiva para o Brasil.