18/04/2022 | Saúde, EMDURB

ABRIL VERDE: Saiba mais sobre o mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Abril é lembrado por abrigar uma importante data de cuidado e prevenção à saúde: o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, que ocorre em 28 de abril e foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como homenagem às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Pensando nisso, o mês todo comporta a campanha ‘Abril Verde’, que é dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Em Bauru, a Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), tem realizado ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Saúde Mental e Unidades de Referência.

Na última semana, na USF Nove de Julho, USF Dutra, USF Santa Edwirges, UBS Beija-Flor e Casa da Mulher, foram realizadas palestras em alusão à data, debatendo, especificamente, o papel do CEREST em Bauru com os funcionários dos locais.

Na USF Vila São Paulo, USF Pousada da Esperança II e USF Jd Godoy, houve a produção de material para entrega às equipes de agentes comunitários de saúde, proporcionando capacitação para lidar com os casos. O objetivo era proporcionar o cuidado e prevenção dos agravos à saúde do trabalhador expostos a riscos, sobretudo, dos raios solares, unindo a atividade à Semana de Prevenção ao Câncer, com enfoque no câncer de pele.

No caso da USF Nova Bauru, um projeto tem sido desenvolvido com o intuito de diminuir os riscos de acidentes com os coletores de lixo, com o fornecimento de garrafas aos usuários portadores de diabetes, para que, quando retirarem o glicosímetro, realizem o descarte correto das lancetas e agulhas, evitando que as pessoas responsáveis pela coleta do lixo não se machuquem.

De acordo com a EMDURB, de janeiro a março de 2022, foram registrados sete acidentes com coletores, ocasionados por materiais perfurocortante acondicionados de forma incorreta para o descarte. Foram três acidentes em janeiro, dois em fevereiro e dois em março. Segundo levantamento do Setor de Medicina e Segurança do Trabalho da EMDURB (SESMT), os membros mais atingidos com perfurocortante nesse primeiro trimestre foram pernas, seguido pela mão, dedo e braço.

É importante ressaltar que todo material com capacidade de perfurocortante, sejam vidros quebrados, agulhas ou até mesmo palitos de espetinho de churrasco, devem ser acondicionados em jornal, caixinhas de leite ou garrafa pet, por exemplo, e fechados de forma que a embalagem não se desfaça. Esse descarte adequado, protege não só os coletores, mas também quem manuseia o lixo até a rua.

ABRIL VERDE: Saiba mais sobre o mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionaisABRIL VERDE: Saiba mais sobre o mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionaisABRIL VERDE: Saiba mais sobre o mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionaisABRIL VERDE: Saiba mais sobre o mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionaisABRIL VERDE: Saiba mais sobre o mês dedicado à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais