02/05/2022 | Educação, EMDURB

EMDURB e Educação realizam o Projeto Pedalando no Parque nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 03/05, o Setor de Educação para Trânsito e Mobilidade da EMDURB e o Projeto Abrace o Parque, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizam o Projeto Pedalando no Parque com os estudantes das EMEFs Lourdes Colnaghi e José Francisco Júnior no Parque Vitória Régia.

O Projeto Pedalando no Parque, tem como objetivo fomentar o ciclismo seguro, além de divulgar o espaço do Anfiteatro Vitória Régia como ideal para o lazer, o esporte e a cultura. Para isso, serão recebidos no local, 30 estudantes da EMEF Lourdes Colnaghi, no período da manhã, das 9 às 11h e cerca de 60 alunos da EMEF José Francisco Júnior no período da tarde.

No início da atividade os estudantes conhecerão a nascente de água do Parque e terão uma conversa sobre a importância da água e da limpeza pública para o bem-estar de todos. Em seguida, realizam o passeio pelo caminho do Anfiteatro para vivenciar o espaço e, possivelmente, verão os patos que moram no local.

Depois, os alunos receberão, na entrada principal do Pátio, uma instrução acerca da importância do ciclismo e da necessidade da conduta preventiva no trânsito, que inclui, também, as bicicletas.

Posteriormente, ocorrerá a aplicação prática da atividade no espaço vivencial da cidade mirim, que será montada no local com cones de sinalização, bicicletas, placas indicativas e semáforos. Após a finalização da atividade, as crianças farão um breve lanche e retornarão para a escola.

Essa programação marca o início das atividades voltadas ao Movimento Maio Amarelo, movimento este que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária, além de mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Este projeto representa uma oportunidade de fugir das falácias cotidianas e costumeiras, discutir efetivamente o tema, gerar engajamento em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O Projeto Pedalando no Parque recebe apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e da Secretaria Municipal de Obras.

EMDURB e Educação realizam o Projeto Pedalando no Parque nesta terça-feira