03/05/2022 | Meio Ambiente

Bosque da Comunidade recebe aulas de Tai Chi Chuan nesta quarta-feira

O Bosque da Comunidade “José Guedes de Azevedo” recebe neste mês de maio, aulas gratuitas de Tai Chi Chuan. As aulas acontecem por meio da parceria da Secretaria do Meio Ambiente, por meio do Horto Florestal, com a Associação Wei Lian de Kung Fu.

O professor William F. Pense ministrará as aulas todas as quartas e sextas-feiras, a partir da 7h30, no Bosque da Comunidade, localizado na Rua Araújo Leite, quadra 29. As aulas de Tai Chi Chuan são gratuitas para todas as idades. A inscrição acontece no local, no horário da aula. É necessário ir com roupas leves que permitam o movimento.

As aulas de Tai Chi também foram realizadas no Horto Florestal e contou com a participação de mais de 40 pessoas.

O Tai Chi Chuan visa a conexão da arte na promoção da socialização e prática integrativa ao ar livre, promovendo o bem-estar com a interação com a natureza e atividade física fortalecendo o estado mental e a troca cultural aproveitando os espaços municipais.

Benefícios
De acordo com a Organização Mundial da Saúde um dos melhores tipos de atividade física, por ser uma atividade com intensidade moderada, evitando, assim, lesões e qualquer risco à saúde de seus praticantes. Tai Chi desenvolve o potencial do corpo e, dificilmente encontra- se contraindicações para a prática, por expor o limite pessoal de cada praticante. A pessoa percebe suas limitações e se adapta à prática, tendo uma melhora postural através da consciência corporal.
Os benefícios são vários, além da fácil compreensão dos movimentos, se apresenta como arte terapêutica, sendo suave e fácil. Tanto o físico quanto o mental são testados nos movimentos, fazendo uma regulação na pressão sanguínea, irriga as articulações, estimula a circulação, fortalece músculos e mobiliza o sistema imunológico, também aumentando a flexibilidade.

Significado
Tai chi significa “o Supremo" por carregar conceitos, como melhorar e progredir em direção ao ilimitado, e Chuan significa "punho" que propõe mover-se para atingir um nível elevado da prática corporal. Todas as várias direções em que a influência do Tai Chi foi sentida, estão sendo guiadas pela teoria dos opostos: o Yin e o Yang, e de acordo com a teoria, as habilidades do corpo humano são capazes de serem desenvolvidas além de seu potencial normalmente concebido.
Assim, a criatividade não tem fronteiras de qualquer tipo e a mente humana não deve ter restrições ou barreiras para desenvolver suas capacidades.

Origem
Com suas raízes na China, sendo, atualmente uma arte praticada no mundo todo. É apreciado aqui no ocidente especialmente por sua relação com a meditação em movimento e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem nas grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
Sua estrutura base vem do boxe chinês, filosofia do TAO e a MTC - Medicina Tradicional Chinesa, foram desenvolvidos sistemas de prática onde os criadores também se basearam na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudado pela MTC, revela o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, conhecidos como pontos Meridianos, que na interação destes pontos através do movimento para que o praticante se conheça, e aplique na vida como uma luta coreografada, sentindo a respiração, a força física, a quietude da mente, a flexibilidade e melhor mobilidade de energia corporal.


Serviço
Tai Chi Chuan – Bosque
Endereço: Rua Araújo Leite, q. 29
Inscrição: no local e hora do evento
Quartas e Sextas – 7h30

Bosque da Comunidade recebe aulas de Tai Chi Chuan nesta quarta-feiraBosque da Comunidade recebe aulas de Tai Chi Chuan nesta quarta-feira