17/05/2022 | Agricultura e Abastecimento

Sagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do Paiol

A execução do Programa Melhor Caminho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra) de Bauru por meio do convênio do Programa “Cidadania no Campo – Rotas Rurais”, prossegue em duas estradas rurais do município.

O serviço está sendo realizado pela empresa Fortpav Pavimentações e Serviços, e prossegue na BRU-017, na região do Bairro Água do Paiol, que terá 4,58km da via recuperada.

Os serviços contemplam a recuperação do leito carroçável, com o levantamento da inclinação vertical do eixo da estrada e gradagem e o abaulamento da estrada (técnica que deixa a parte central das vias mais elevada que as laterais, permitindo o escoamento da água da chuva), além da aplicação de revestimento (pedra britada) e compactação do solo. Nos trechos estão sendo construídas saídas de águas pluviais, além da manutenção e/ou construção de curvas de nível e da construção das caixas de contenção de água pluvial nas propriedades lindeiras.

No total, 5,87km receberão os serviços de manutenção, a BRU 017, (4,58km) e a BRU 016 (1,29km), no Bairro Água do Paiol. O investimento total nesses trechos é de R$866.700,00, sem contrapartida financeira do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, o engenheiro agrônomo Jorge Abranches, a Secretaria de Agricultura do Estado foi quem elaborou os projetos executivos para a conservação das estradas, além de realizar a licitação e formalizar contratação do executor das obras e serviços, cabendo à SAGRA a colaboração com a implantação do Programa, com o fornecimento de subsídios técnicos e informativos sobre as reais condições e as necessidades locais, além de responsabilizar-se com a instalação das cercas, que já estão sendo recolocadas essa semana. Nesse primeiro trecho (BRU-016), onde as obras já estão sendo finalizadas, a SAGRA irá recolocar aproximadamente 2km de cercas, afirma Jorge.

Sagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do PaiolSagra prossegue com obras do Programa Melhor Caminho na estrada rural Água do Paiol