17/05/2022 | Agricultura e Abastecimento

Secretaria Municipal de Agricultura alerta para risco de geada na zona rural

A Secretaria Municipal de Agricultura (Sagra) informa aos agricultores, que poderá ocorrer a formação de geada nas duas próximas madrugadas (18 e 19) na área rural da cidade e que isso pode impactar negativamente a atividade agrícola e pecuária principalmente, causando prejuízos em cultivos e criações sensíveis ao frio.

Contudo, não são todas as culturas que sofrem com isso, para fruteiras de clima temperado, como maçã, uva, pêssego e ameixas o acúmulo de frio favorece o período de dormência das fruteiras, e que possibilita brotações mais vigorosas favorecendo a floração e frutificação.

O mesmo não ocorre para hortaliças em geral, inclusive folhosas. Recomendando-se manter os aspersores ligados no dia em que ocorre a geada, até o nascer do sol. Isso porque a água tem temperatura maior em relação ao ambiente, formando camada de vapor que protege as plantas do congelamento. Plantas de couve, por exemplo, que estiverem em floração devem ter as folhas amarradas no topo, de modo a proteger os brotos.