23/05/2022 | Educação
Estudantes municipais participam da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Na última semana, estudantes do 1º ao 9º ano das escolas municipais do Ensino Fundamental participaram da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A prova, realizada em fase única na quinta-feira (20), foi aplicada em quatro níveis: os três primeiros níveis direcionados para alunos da educação primária e o quarto, para os da educação secundária.
Composta por dez questões, a prova dispõe de sete perguntas de astronomia e três de astronáutica. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida pelos alunos por cada nível.
SOBRE A OBA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) possui o objetivo de cativar o interesse entre os jovens através do estudo da ciência astronômica, envolvendo disciplinas como Ciências, Física e Geografia, além de premiar os melhores estudantes que participaram.
Coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Universidade Paulista (UNIP), VISIONA e da AVIBRAS.
MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES
Estudantes municipais da EMEF NER Lydia Alexandrina Nava Cury, EMEF Nacilda de Campos e EMEF Dirce Boemer Guedes de Azevedo também participaram da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
A MOBFOG é uma Olimpíada Experimental, que consiste na construção e lançamento de foguetes, o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. A construção desses foguetes é feita pelos próprios estudantes, de forma individual ou em equipes de até três componentes.
As atividades são realizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Mais informações, acesse o site oficial da OBA, www.oba.org.br.