13/06/2022 | Bem-Estar Social

Caminhada no Calçadão em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil acontece nesta terça-feira

Nesta terça-feira, 14/06, a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e OSCs da Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promove a caminhada no Calçadão da Batista em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

A concentração acontecerá na Praça Machado de Melo, às 13h30, e a caminhada sairá às 14h rumo à Praça Rui Barbosa. Haverá a participação de crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, trabalhadores do SUAS e demais Políticas e Sistema de Garantia de Direitos.

A abertura oficial, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, acontece às 15h e contará com apresentação de danças e distribuição de cata-ventos a fim de divulgar a campanha.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Em 12 de junho de 2002, acontecia a Conferência Anual do Trabalho, local onde foi apresentado, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o primeiro relatório global sobre trabalho infantil. No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil foi, assim, instituído, a fim de realizar campanhas de mobilização e sensibilização.

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (SEBES), tem promovido eventos anuais com o objetivo de promover reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações.

As ações acontecem em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil (COMETI), Tribunal Regional do Trabalho - Juizado Especial da Infância e Adolescência de Bauru, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Cultura, Casa do Garoto (Programa Capacita), Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e demais Políticas Públicas e Sistemas de Garantia de Direitos.

SÍMBOLO DA CAMPANHA

O cata-vento de cinco pontas, representando os cinco continentes, é o símbolo da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo. Significa movimento, sinergia e articulação de ações permanentes contra o trabalho infantil. Traz ainda o sentido lúdico de alegria. As crianças que irão participar da caminhada carregarão cata-ventos confeccionados por elas mesmas.

Caminhada no Calçadão em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil acontece nesta terça-feira