14/06/2022 | Bem-Estar Social

Ações para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa começam nesta quarta-feira

Após mobilizações da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, o dia 15 de junho passou a ser considerado, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI), Organizações da Sociedade Civil e demais Políticas Públicas e Sistemas de Garantia de Direitos, tem realizado, todos os anos, diversas mobilizações, a fim de destacar a data para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para o engajamento pelo fim da violência contra esse público.

Neste ano, entre as ações que ocorrerão nos territórios pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), também serão realizadas atividades em parceria e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura; Centro de Referência de Saúde do Trabalhador da Prefeitura (CEREST); Casa do Garoto - Programa Capacita; Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas; Ordem dos Advogados (OAB) Bauru; Universidade de São Paulo (USP/PUSP-B) Bauru; Centro do Professorado Paulista (CPP) Sede Regional de Bauru; e Associação da Terceira Idade de Bauru (ATIBA).

Confira as atividades no cronograma abaixo:

15/06/2022 - Das 13h30 às 16h, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, Av. Nações Unidas, Quadra 8 - Centro, Bauru - SP, será realizada a abertura oficial da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, com apresentações artísticas:

13h30 - Credenciamento
14h - Abertura Oficial
14h30 - Apresentação de dança: “Pout-Pourri de Carimbó”, com o grupo da Terceira Idade da USP/USC. Direção/coordenação: Cristina Lopes.
14h45 - Apresentação do Coral Feminino do Centro do Professorado Paulista (CPP), com as músicas: “Canário do Reino”, “Syahamba” e “Tocando em frente”, sob a regência de: Patrícia De Carli.
15h30 às 16h - Teatro Programa Revivendo 60+ USP Bauru, com a peça: “Tudo por Amor”. Direção: Nadja Goes Axcar. Elenco: Angela Perezin, Cleonice da Silva, Maria Aparecida Rodrigues, Maria Helena Benine e Vinícius Rodrigues.

21/06/2022 - Palestra “Cuidando com amor do amor de alguém”.
Horário: Início às 14h
Palestrante: Keila Schiavo - Enfermeira Especialista em Gerontologia.
Público: Cuidadores de idosos e demais trabalhadores.
Local: Auditório da Casa do Garoto/Híbrida (Com vagas limitadas)

25/06/2022 - Passeata no Calçadão da Batista de Carvalho
Horário: 9h
Trajeto: Saída da Praça Machado de Melo até a Praça Rui Barbosa
Participação: Clube da Viola

Ações para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa começam nesta quarta-feira